Vice-presidente do MCC em Cabo Verde para encerramento do II Compacto MCA

O vice-presidente do Millennium Challenge Corporation (MCC), Robert Blau, encontra-se de visita a Cabo Verde para inteirar-se do processo de conclusão do II Compacto do Milleniun Challegenge Account (MCA) e participar no acto de encerramento do projecto

Segundo fonte do MCA-CV II, Robert Blau que chefia uma equipa do MCC, irá efectuar visitas às zonas de intervenção do Projecto Água Saneamento e Higiene (WASH), assim como às comunidades de intervenção do Fundo de Água e Saneamento (FASA) e Fundo Acesso Social (FAZ), nas zonas de Chã de Vital e Fonte Francês, em São Vicente para constatar in loco as medidas implementadas e contactos com as famílias beneficiárias.

Robert Blau que será recebido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai presidir à cerimónia de inauguração da obra extensão da rede de água que liga a cidade da Praia a São Domingos e ao encerramento do segundo Compacto do Millenium Challegenge Account (MCA-CV II).

Consta ainda do programa, visita às localidades de Ribeira de Calhau, Calhau e Norte de Baía, zonas contempladas com o Projecto Gestão de Propriedades para Promoção do Investimento – (LAND), no quadro da Operação e Cadastro Predial, que decorreu em São Vicente e encontro com a presidente substituta da câmara municipal, Lídia Lima.

De acordo com informações da mesma fonte, a delegação do MCC irá comemorar com as autoridades locais os 12 anos de parceria entre o Governo de Cabo Verde e o Millennium Challenge Account.

Segundo o relatório, o II compacto do MCA que termina no dia 30 de Novembro deste ano prevê um investimento de 66.230.000 dólares, mas até a última terça-feira, 21, tinham sido investidos 98% desse valor.

No projecto FASA (Fundo de águas e Saneamento) foram aplicados 22 milhões de dólares, no Wash AT (água, saneamento e higiene) 11 milhões de dólares, no Fundo de Acesso Social 1 milhão e 11 milhões no projecto Land (trabalhos de campo do cadastrado) nas ilhas do Sal, Maio, Boa Vista e São Vicente.

O segundo compacto, que termina no final deste mês abrangeu essencialmente a reforma ao nível do sector da água e saneamento através do projecto WASH e registo da propriedade, o projecto LAND, que visa clarificação dos direitos e dos limites de todos os prédios existentes nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Maio.

No MCA-CV II, o Governo dos Estados Unidos da América disponibilizou ao Governo de Cabo Verde 66,2 milhões de dólares para execução de projectos que contribuem para o crescimento económico e redução da pobreza.

Fonte: InforPress

Notícias

Governo nomeia dirigentes do Instituto do Turismo

Porto Novo: Governo vai investir seis mil contos para apoiar 40 agricultores com o sistema de rega gota-a-gota

Cabo Verde no Fórum Africano para Cultura de Paz com 12 artistas

Hotel e Casino da Praia concluídos até ao final de 2020

​Fogo acolhe em Novembro a 10ª Reunião de ministros do Turismo da CPLP