Vice-presidente do MCC em Cabo Verde para encerramento do II Compacto MCA

O vice-presidente do Millennium Challenge Corporation (MCC), Robert Blau, encontra-se de visita a Cabo Verde para inteirar-se do processo de conclusão do II Compacto do Milleniun Challegenge Account (MCA) e participar no acto de encerramento do projecto

Segundo fonte do MCA-CV II, Robert Blau que chefia uma equipa do MCC, irá efectuar visitas às zonas de intervenção do Projecto Água Saneamento e Higiene (WASH), assim como às comunidades de intervenção do Fundo de Água e Saneamento (FASA) e Fundo Acesso Social (FAZ), nas zonas de Chã de Vital e Fonte Francês, em São Vicente para constatar in loco as medidas implementadas e contactos com as famílias beneficiárias.

Robert Blau que será recebido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai presidir à cerimónia de inauguração da obra extensão da rede de água que liga a cidade da Praia a São Domingos e ao encerramento do segundo Compacto do Millenium Challegenge Account (MCA-CV II).

Consta ainda do programa, visita às localidades de Ribeira de Calhau, Calhau e Norte de Baía, zonas contempladas com o Projecto Gestão de Propriedades para Promoção do Investimento – (LAND), no quadro da Operação e Cadastro Predial, que decorreu em São Vicente e encontro com a presidente substituta da câmara municipal, Lídia Lima.

De acordo com informações da mesma fonte, a delegação do MCC irá comemorar com as autoridades locais os 12 anos de parceria entre o Governo de Cabo Verde e o Millennium Challenge Account.

Segundo o relatório, o II compacto do MCA que termina no dia 30 de Novembro deste ano prevê um investimento de 66.230.000 dólares, mas até a última terça-feira, 21, tinham sido investidos 98% desse valor.

No projecto FASA (Fundo de águas e Saneamento) foram aplicados 22 milhões de dólares, no Wash AT (água, saneamento e higiene) 11 milhões de dólares, no Fundo de Acesso Social 1 milhão e 11 milhões no projecto Land (trabalhos de campo do cadastrado) nas ilhas do Sal, Maio, Boa Vista e São Vicente.

O segundo compacto, que termina no final deste mês abrangeu essencialmente a reforma ao nível do sector da água e saneamento através do projecto WASH e registo da propriedade, o projecto LAND, que visa clarificação dos direitos e dos limites de todos os prédios existentes nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Maio.

No MCA-CV II, o Governo dos Estados Unidos da América disponibilizou ao Governo de Cabo Verde 66,2 milhões de dólares para execução de projectos que contribuem para o crescimento económico e redução da pobreza.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras