Unidades de produção informal crescem 38% em Cabo Verde

O número de unidades de produção informais (UPI) não agrícolas de Cabo Verde registou, entre 2010 e 2015, um crescimento na ordem dos 38%, que se traduziu no aumento de pessoas empregadas no setor em 27,5%, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte autorizada.

Segundo o relatório e contas de 2015 do Banco de Cabo Verde (BCV), este crescimento mais rápido da economia informal, quando comparado com o aumento da população em idade ativa (13,5% entre 2010 e 2015), indica que as condições macroeconómicas menos favoráveis poderão explicar, em boa medida, a expansão da informalidade nos últimos anos em Cabo Verde.

No entender do BCV, essas condições macroeconómicas menos favoráveis resultaram no crescimento da população no desemprego em cerca de 30% entre 2010 e 2015.

Os dados do BCV mostram que 40% das unidades de produção informal foram criadas depois de 2009 e que o mesmo aconteceu com o aumento da taxa de autoemprego (de 82,9 para 86,5%), e dos não assalariados (de 3,2 para 6,8%), na economia informal.

O setor, que contribui para 12% do PIB cabo-verdiano, emprega 40 mil pessoas (cerca de 10,5% da população em idade ativa), sendo que 85% de forma permanente.

As atividades informais (excluindo as do setor agrícola) são exercidas predominantemente no meio urbano, por mulheres, com idade média de 40 anos e com nível de instrução correspondente ao ensino obrigatório (seis anos).

O documento do BCV indica também que, em Cabo Verde, a distribuição das UPI por setor de atividades sugere uma importante alteração nas características da informalidade no arquipélago.

Isto porque, se até aos inícios de 2010 o comércio era a atividade dominante da economia informal, em 2015 há uma distribuição mais uniforme das UPI entre os ramos da indústria (36,6%), do comércio (34,9%) e de outros serviços (28,5%).

A indústria agroalimentar e os outros serviços foram as atividades que cresceram mais rapidamente entre 2010 e 2015, contribuindo, respetivamente, em 22 e 19 pontos percentuais para o crescimento de 38% registado no número das UPI.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos