Projeto cabo-verdiano “Hybrid Store” entre as 160 melhores Startups da Web Summit 2018

Os jovens cabo-verdianos também marcaram presença na edição de 2017 da Web Summit.

A startup cabo-verdiana “Hybrid Store” está entre os 2100 expositores da Web Summit, uma cimeira tecnológica que decorre em Lisboa, Portugal, até o dia 8. À semelhança do que aconteceu na edição de 2017, são os únicos a representarem o arquipélago.

No ano passado trouxeram o projeto “App Self-Service” e entraram na categoria “Alfa”, startups em fase inicial. A esta distância, Marcos Ferreira admite que na altura não comunicaram o produto da melhor forma e não tinham ainda um produto funcional para demonstrar efetivamente.

“Trouxemos uma maquete e uma ideia, diria, ainda um pouco imatura a apresentar às pessoas. Mas cumprimos cá a nossa missão e voltámos para Cabo Verde motivados a finalizar o nosso projeto porque quando chegámos à Web Summit vimos que não havia nada parecido ou igual ao nosso projeto”, explica em entrevista.

A primeira experiência foi “super positiva e motivadora”. “Foi um grande desafio para nós ter entrado. Vimos o lado prático da Web Summit, extraímos muitas experiências que nos levaram a continuar a trabalhar e a formar este produto que este ano trazemos”.

Apesar do saldo positivo e de terem sido muito elogiados, em 2017 a startup não conseguiu entrar para a lista das 200 (entre as 2100) melhores startups da conferência de tecnologia a concorrer para o prémio Pitch, uma competição que elege a melhor startup da Web Summit.

“ … estamos convictos no nosso projeto”

Este ano os jovens empreendedores voltaram a concorrer ao Web Summit mas cientes de que só voltariam a participar se fossem selecionados para a “batalha” Pitch, palco onde a visibilidade é maior e onde os investidores se concentram.

Voltaram a ser selecionados, desta feita como “Beta Startup” que representam 15% do 2100 projetos em exposição. São projetos já em fase de crescimento ou lançamento.

Da “App Self-Service” passaram para o projeto “Hybrid Store”, a primeira Hybrid Store no mundo, segundo o CEO Marcos Ferreira, e foram selecionados por um júri internacional para fazer parte das 160 melhores Startups da Web Summit 2018.

“A Hybrid Store é uma loja de aplicativos (como a Play Store, por exemplo), a primeira loja híbrida para aplicativos. A diferença entre a Hybrid Store e os convencionais é que não exige instalação das Apps. Há duas possibilidades de utilização das aplicações: ou ainda dentro da loja, clicando apenas no “Open” (abrir) em vez de instalar, ou através da criação de um atalho da aplicação no telefone para acesso mais direto”, explica o empresário.

Entre as vantagens do projeto, salienta: poderá ser um catalisador e acelerar o processo das Smart Cities.

“Quanto às Apps terão de ser criadas a pensar nesta plataforma ou, no caso das já criadas, teriam de ser adaptadas à loja” continua Marcos Ferreira que garante que essa adaptação será algo fácil, não exigindo uma linguagem nova de programação.

Já deram início ao processo de registo da patente internacional e nos próximos dias deverá já estar no ar na versão BETA.

Marcos Ferreira, Raimundo Gomes e Samuel Lima estão em Lisboa, em representação do grupo de sete jovens que trabalham na Hybrid Store, e esperam chegar à última das 4 fases do concurso Pitch que elege o melhor projeto da Web Summit. “No concurso devemos vender a ideia do projeto em apenas 3 minutos, seguidos de 3 minutos de questões”.

O prémio para a melhor startup é de 50 mil euros e o vencedor é conhecido no último dia da Web Summit.

“A nossa intenção primeira é chamar a atenção para o projeto, como sendo o primeiro, e nos posicionarmos e arranjarmos investidores estratégicos. Esperamos nos sair bem e levar o troféu para casa. Mas mais do que o troféu esperamos conseguir um financiador para o projeto apesar de já estar no processo de lançamento. É um mercado onde custa a entrar mas estamos convictos no nosso projeto. Tem um diferencial enorme”, afirma seguro.

A par da participação no concurso Pitch, a Hybrid Store terá stand montado no último dia da Web Summit.

Cabo Verde e África do Sul são os únicos países africanos entre os 160 melhores projetos desta edição.

Fonte: A Nação

Notícias