Preços de oferta turística aumentam 11% em Cabo Verde

O Índice de Preços Turísticos (IPT), divulgados, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que os preços da oferta no terceiro trimestre do ano em curso em Cabo Verde aumentaram 11% em relação ao mesmo período em 2015, apurou a PANA de fonte segura.

No período em referência, o IPT diminuiu 2,1 pontos percentuais face ao valor registado no trimestre anterior, sendo que a variação trimestral foi de 7,2%, superior em 14,0 pontos percentuais ao valor registado no trimestre anterior que foi -6,8%.

Conforme o INE, a esta variação no terceiro trimestre refleta o padrão de “sazonalidade” deste indicador em Cabo Verde.

A classe dos hotéis, dos cafés e restaurantes teve uma variação homóloga de 11,1%, valor inferior em 2,1 pontos percentuais ao verificado no trimestre anterior. A variação correspondeu a uma contribuição de 11,0 pontos percentuais para a variação do IPT total que determinou o movimento dos preços das dormidas em hotéis.

O INE revelou, ainda, que a taxa desta diferença no trimestre em análise é de 7,2%, superior ao registado no trimestre anterior, em que se situou em -6,8% e inferior à variação em cadeia do trimestre homólogo de 2015 (9,1%).

Indicou que o resultado é o efeito de comportamentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência em setembro último.

“Concretamente, a variação neste trimestre revela aumentos significativos nos preços dos serviços de alojamento, com particular incidência nos prestados por hotéis”, explicou a referida instituição.

Apontou ainda que se registaram mudanças negativas nos alojamentos de “hotel/apartamento (-0,4%)” e “aldeamento turístico (-0,7%)”, mas que, nos restantes grupos, verificou-se uma estagnação.

Para o INE, o IPT não é um indicador do nível de preços assinalados entre períodos diferentes, mas antes um indicador da sua variação, mas sim um indicador que tem por finalidade medir a evolução, no tempo, dos preços de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo dos turistas.

Fonte: Panapress

Notícias