NOSi lança plataforma que permite acesso legal aos dados do Estado

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), lançou hoje a plataforma PDEX (versão BETA), que irá permitir as empresas o acesso a 400 terabytes de dados do Estado, mas com cumprimento dos “requisitos legais”.

A informação foi avançada à imprensa, pelo presidente do conselho de administração do NOSi, António Fernandes, após a visita do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, às instalações da instituição, na Cidade da Praia.

António Fernandes explicou que a plataforma  será um “passo enorme” para a “melhoria do ambiente de negócios” no País, pois irá permitir aos “donos dos dados” conceder ao setor privado o acesso, dentro dos requisitos legais, a um repositório de quase 400 terabytes de dados do Estado, recolhidos ao longo dos últimos anos de existência da Rede Tecnológica e Privada do Estado (RTPE)”.

“São dados que precisam ser trabalhados em informação e conhecimento e é um trabalho que tem ser feito por empresas que necessitam desses dados”, disse.

O PDEX irá ainda “aumentar a confiança” nas relações entre as empresas e os cidadãos e fazer com que decisões empresariais sejam tomadas com “maior celeridade e garantia”.

Outra vantagem destacada é a possibilidade de permitir à Comissão Nacional de Proteção de Dados a visibilidade “em tempo real” dos serviços Application Programming Interface (API), disponibilizados aos consumidores de dados, de modo a agir e garantir a legalidade das transações.

António Fernandes realçou que a estratégia é a de continuar a desenvolver governação electrónica, continuar a promover o estágio e a formação dos jovens recém-formados no desenvolvimento das tecnologias de ponta.

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras