Ministro da Economia José Gonçalves eleito vice-presidente da Assembleia-geral da Organização Mundial do Turismo

A eleição dos membros do Conselho Executivo daquela organização está marcada para esta sexta-feira, 15, e neste momento, existem “boas perspetivas” de Cabo Verde ser eleito para aquele órgão máximo da OMT

O ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, foi eleito esta quarta-feira, 13, vice-presidente da Assembleia-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), cujos trabalhos se iniciaram terça-feira, 12, em Chengdu, na China.

A informação é avançada por uma nota do Governo, acrescentando que o ministro cabo-verdiano assumiu o seu lugar no decorrer dos trabalhos desta 22ª Assembleia-geral da organização.

A eleição dos membros do Conselho Executivo daquela organização está marcada para esta sexta-feira, 15, e neste momento, segundo a mesma fonte, existem “boas perspetivas” de Cabo Verde ser eleito para aquele órgão máximo da OMT, depois da Comissão para África ter colocado, esta terça-feira (por unanimidade), o arquipélago no topo de uma lista onde fazem parte países como a República Democrática do Congo, o Sudão e o Zimbabué.

A candidatura cabo-verdiana foi apresentada em Março do corrente ano ao órgão máximo da OMT, pelo que as autoridades cabo-verdianas estão confiantes na eleição do país para ocupar um dos cinco lugares disponíveis para a África no Conselho Executivo da OMT.

Com sede em Madrid, Espanha, a OMT conta neste momento com membros de 157 países, sete territórios e mais de 300 afiliados, representando o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.

À margem da 22ª Assembleia-geral da OMT, o ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, terá um encontro com o vice-ministro chinês do Comércio com quem discutirá matérias relacionadas com a Zona Económica Exclusiva e Marítima de São Vicente, prevendo-se que participe, de 20 a 23 de Setembro, em Fujian, na Conferência sobre a Conservação e Desenvolvimento das Ilhas.

Fonte: A Nação

Notícias