MAA lança projecto para conservação das aves marinhas de Cabo Verde

O projecto pretende contribuir para a construção de uma base sólida de conhecimento sobre as aves marinhas de Cabo Verde, incluindo a identificação e o mapeamento dos locais de reprodução.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), através da Direcção Nacional do Ambiente, promove nesta quarta-feira, 20, na Quinta das Montanhas, em Rui Vaz (concelho de São Domingos, interior da ilha de Santiago) um workshop de lançamento do projecto “Promoção da conservação das aves marinhas em Cabo Verde”.

O principal objectivo deste workshop é o de promover a boa articulação entre os vários parceiros e atores do projeto, na perspectiva de contribuir para uma eficaz implementação das atividades.

Assim durante o evento haverá oportunidades para os parceiros familiarizarem-se com as principais organizações envolvidas no projeto e discutir as principais questões relacionadas com a implementação da actividade.

No seguimento do trabalho de investigação, de monitorização e de conservação realizados nos últimos anos em Cabo Verde por diversas organizações nacionais e internacionais, a Bird Life International, juntamente com diversos parceiros visa implementar de 2017 a 2019 a primeira fase do projeto “Promoção da conservação das aves marinhas em Cabo Verde”.

O projeto conta com o financiamento da fundação MAVA e será coordenado pela Bird Life International em estreita colaboração com a DNA. O mesmo pretende contribuir para a construção de uma base sólida de conhecimento sobre as aves marinhas de Cabo Verde, incluindo a identificação e o mapeamento dos locais de reprodução, a determinação do tamanho das populações e o estudo das principais ameaças e das relações entre as comunidades locais e as aves marinhas.

Será dada atenção particular às ameaças como as espécies não-nativas introduzidas e a captura ilegal de aves, estando previstas diversas acções para avaliar e minimizar o seu impacto.

O workshop vai ser presidido pelo Diretor Nacional do Ambiente, Alexandre Neveski e pelo representante da Bird Life International, Miguel Lecoq.

Fonte: A Nação

Notícias