Festival Santa Maria começa a movimentar ilha do Sal

Pela primeira vez, o festival, tem transmissão em directo na TCV

A 27ª edição do Festival da Praia de Santa Maria, na ilha do Sal, acontece nos dias 15 e 16 de Setembro, sob o lema “Bandeira Azul”. Enquadrado nas festas do dia do município, o certame leva ao Sal um leque de artistas reconhecidos a nível nacional e internacional.

A duas semanas do festival da Praia de Santa Maria, o evento já começa a movimentar a ilha do Sal, com bandas e artistas confirmados e a logística delineada. Está tudo a postos, segundo o vereador Hermínio Monteiro. E do leque de artistas, destaca a cantora Maria Alice, natural da ilha do Sal e residente em Portugal, como cabeça de cartaz.

Enquadrado no dia do município do Sal, que se celebra a 15 de Setembro, nesta edição, o Festival da Praia de Santa Maria será realizado sobre o tema da “Bandeira Azul”, galardão atribuído às praias que reunirem condições especificas de qualidade, informação, educação, conservação ambiental, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.

Neste sentido, realçando a urgência em mudar o figurino em relação à situação da praia de Santa Maria e da cidade turística, Hermínio Monteiro diz que a luta vai ser no sentido de trabalhar a mentalidade das pessoas.

“Desencadear um conjunto de actividades à volta da Bandeira Azul, envolvendo as pessoas com vista a fazer entender, sobretudo, da importância de cuidarmos da nossa praia. Já estamos a fazer essa intervenção, introduzindo um conjunto de medidas para manter a praia limpa e maior segurança aos banhistas”, admite.

Valorizar artistas nacionais
Hermínio Monteiro anunciou a presença no certame de um grupo de músicos do Sal, a que se denominou “Veterânia”, formado por Maninho Almeida, Nhelass Spencer, Panota, Paton e Nelson Delgado, actuando depois da Banda Municipal, que faz a abertura do evento.

Outra novidade é a participação de grupos carnavalescos locais, designadamente Gaviões, Horto Morro, Patchê Parloa, Maravilhas do Sul e Crioula África, que deverão apresentar as melhores músicas que animaram os desfiles do carnaval na ilha.

Lugar também reservado a alguns artistas locais, como Djila Silva, Marisia Santos, Clóvis do Rosário, Alcione, Dany Lopes, Maguy Spencer, Lizender e Mirri Lobo, a par de um espaço dedicado a artistas da diáspora, representado por Fantcha, Jaqueline Fortes, Dudu Araújo, Maria Alice, Nancy Vieira, Dany Silva, Diva Barros, Jennifer Soledad e Justino Delgado.

Sendo assim, no dia 15 actuam a Banda Municipal (Djilinha Silva, Marisia Santos, Clóvis do Rosário, Alcione, Dany Lopes, Margarida Spencer, Lizender, Mirri Lobo), seguem-se Carminho, Cordas do Sol, Kino Cabral, Zé Delgado, Beto Dias, Gil Semedo, Grace Évora, Justino Delgado, Matias Damásio, e Djodje que encerra o primeiro dia.

Já no dia 16, passam pelo palco o grupo Veterânia(Maninho Almeida, Nhelas Spencer, Panota, Paton, Nelson Delgado), seguem-se Ilha Onze (Maria Alice, Fantcha, Jaqueline Fortes, Dudu Araújo, Dany Silva, Diva Barros, Jennifer Solidad), Golp d'Letra e Young Pc, Tralha Carnaval (Gaviões, Patche Parloa, Horto Morro, Maravilhas do Sul, Criol África), Bulimundo, Paulo Gonzo e Dynamo. O reggae-man alemão Gentleman encerra a 27ª edição.

Pela primeira vez, o festival, tem transmissão em direto na TCV.

Fonte: A Nação

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos