DGTT apresenta em Setembro o plano estratégico para o turismo

O referido plano “bebeu” nas mesas redondas realizadas em todo o país e envolvendo os parceiros.

A Direção-Geral do Turismo e Transportes (DGTT) pretende apresentar, a 27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo – o plano estratégico para o desenvolvimento deste setor a nível nacional.

O referido plano, segundo o diretor-geral da DGTT, Carlos dos Anjos, “bebeu” nas mesas redondas realizadas em todo o país e envolvendo os parceiros. Um documento, que conforme este responsável, foi elaborado para horizonte 2030 e feito em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentado das Nações Unidas.

“Queremos quebrar com a corrente existente e a excessiva concentração do turismo nas ilhas do Sal e da Boa Vista, isto não quer dizer que não iremos desenvolver o turismo de sol e praia, mas dar mais atenção ao ecoturismo, ao turismo náutico, urbano, cultural”, afirma Carlos dos Anjos.

Outras das medidas que vão ser tomadas, futuramente, por essa instituição é de também socializar em meados de Dezembro o Master Plan do setor turístico. Isso juntamente com o desafio de se criar o “código de turismo”, em que brevemente vai-se assinar um contrato com experts internacionais para o seu desenvolvimento e concretização no início de 2018.

Afirmações feita durante a sexta mesa do diálogo do projeto de desenvolvimento do turismo sustentado na ilha do Fogo (FATA), em que coube a Carlos dos Anjos apresentar a evolução do turismo a nível nacional.

Assim no caso especifico da ilha do vulcão, aquele responsável, observou que se pretende dar “um empurrão especial” a tudo que seja desenvolvimento do turismo histórico-cultural. Entre estes a criação de centro interpretativo de turismo, património (sobrados), o vulcão, de modo a atrair um turismo científico de vulcanologia e especialistas internacionais, criação de rotas e feiras gastronómicas, de entre outros.

Fonte: A Nação

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos