Cabo Verde vai negociar com UE alargamento do acordo de parceria

Cabo Verde vai negociar a introdução de três novos pilares no acordo de parceria, que assinou há uma década com a União Europeia (UE), indicou, quarta-feira, 21, na Assembleia da República (Parlamento), o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades

Luís Filipe Tavares, que também assume a pasta da Defesa, indicou que o país quer alargar o acordo de parceria às áreas do “investimento, crescimento e criação de empregos; problemática da gestão dos oceanos e economia marítima e reformas institucionais, tanto a nível central como local” e pediu a ajuda de Portugal, enquanto membro da UE, neste desígnio.

O ministro cabo-verdiano, esteve presente numa audição-conjunta das comissões parlamentares dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus para dar conta da parceria entre Cabo Verde e a UE, sublinhou ainda no balanço que fez o “aumento real dos fundos” de que o país tem beneficiado, nos últimos quadros plurianuais do Fundo Europeu de Financiamento.

Estes fundos ascendem a 51 milhões de euros e mais três milhões adicionais para as vítimas da erupção do vulcão da Ilha do Fogo no X FED, para o período entre 2008-2013; e 55 milhões de euros para o Programa Indicativo Nacional e mais sete milhões adicionais para debelar efeitos das chuvas torrenciais na ilha de Santo Antão no âmbito do XI FED para o período 2014-2020.

Luís Filipe Tavares reconheceu “algumas insuficiências” na implementação da parceria especial com a UE, sublinhando que, “de 2008 a esta parte, vários planos anuais foram apresentados para os diferentes pilares, sob a forma de ‘scoreboards’. Contudo, a esmagadora maioria não logrou obter financiamento”, disse.

O ministro começou a sua intervenção por manifestar “as mais sentidas condolências” do país pelo “trágico acontecimento de Pedrógão Grande”.

“Cabo Verde e os cabo-verdianos estão obviamente solidários com Portugal e com os portugueses nesta hora de tristeza e de luto”, afirmou.

Fonte: A Nação

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras