Açores apoia Cabo Verde na valorização das cadeias de valor agrícolas

Cabo Verde e Açores, em Portugal, vão trabalhar em conjunto no âmbito do projecto "semear, colher, vender". O projecto está orçado em cerca de 350 mil euros, financiados pela Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR) e Ministério da Agricultura e Ambiente.

Segundo  o presidente ASDEPR, Carlos Avila, o projecto visa reforçar a capacidade técnica dos produtores rurais e criadores da ilha de Santiago.

Nesse âmbito decorrerá "a capacitação de 178 agricultores e 55 criadores, por especialistas açorianos, realização de intercâmbios, com deslocação dos agricultores e criadores aos Açores, para conhecerem a experiência açoriana em produção em estufa, organização de produtores, técnicas de transformação de produtos, maneio do gado de leite, assistência técnica especializada a 20 produtores em estufa e aquisição de alguns equipamentos e materiais agrícola”, exemplifica.

Para o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, este protocolo é mais uma pedra colocada na consolidação do processo de desenvolvimento no sector agrário.

“Especialmente aqui em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de Santiago, de facto, precisamos de reforçar as medidas que impulsionam o desenvolvimento das cadeias de valor dos produtos agrícolas e isto implica necessariamente o reforço das capacidades, implica necessariamente o usos de tecnologias adaptadas”, avança.

A implementação do projecto acontecerá na ilha de Santiago, em Cabo Verde, São Miguel e Santa Maria, nos Açores. O acordo foi assinado na sexta-feira.

Fonte: PAÍS

Notícias