Universidades cabo-verdianas ainda se assemelham aos liceus – reitor da Uni-Piaget

As universidades cabo-verdianas ainda se assemelham aos liceus, disse hoje, na Cidade da Praia, o reitor da Uni-Piaget, Wlodzimierz Szymaniak.

A afirmação foi feita à Inforpress antes proferir a conferência sobre “A Importância das Universidades na Promoção das Liberdades de Expressão e de Pensamento & Por uma Cultura Crítica do Consumo dos Média”, promovida pela Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), realizada no Campus da Uni-CV, na Cidade da Praia.

De acordo Wlodzimierz Szymaniam, as instituições de ensino cabo-verdianas ministram as disciplinas, fazem a avaliação, sem ainda criar “uma verdadeira cultura universitária”.

“Infelizmente, os nossos estudantes não têm a capacidade de discernimento para avaliar a qualidade da informação e esta palestra chama a atenção para “media literacy”, que é contacto consciente com a mensagem mediática”, explicou o reitor.

E relação à liberdade de expressão, disse que os últimos relatórios apontam que ela existe em Cabo Verde, mas considerou a auto-censura como o maior problema do jornalismo cabo-verdiano.

Na abertura da conferência, a presidente da ARC, Arminda Barros, instou às instituições de Ensino Superior e Secundária e serem parceiras da entidade reguladora na promoção das liberdades de expressão, de pensamento e de imprensa.

Apelou também pela construção de uma cultura da regulação e da investigação sobre a comunicação social em Cabo Verde, bem como as oportunidades e os desafios para a o sector.

A realização dessa conferência insere-se nas actividades das ARC no quadro das comemorações do 25.º Aniversário da Proclamação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 03 de Maio, sendo este ano comemorado sob o lema, “De olho no poder: media, justiça e Estado de Direito”.

Fonte: InforPress

Notícias

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”

Dia Nacional da Cultura comemorado sob o lema “eu_génio: do legado à ficção”

Governo prevê funcionamento da Universidade Técnica do Atlântico em 2020/2021

Santiago Norte: Municípios juntam-se ao MCIC para homenagear a Morna no Dia Nacional da Cultura e Comunidades