Três gerações cantam Cesária no Palácio Ildo Lobo

O Instituto do Património Cultural (IPC) promove esta segunda-feira, 17, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, o espectáculo “Mornas cantadas em três gerações”, em homenagem a Cesária Évora falecida no dia 17 de Dezembro de 2011.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora das actividades, Suzilene Andrade, explicou que o objectivo desse evento visa reunir artistas num só palco que interpretarão as músicas que foram cantadas por Cesária Évora.

“Mornas cantadas em três encontros de gerações”, segundo explicou, enquadra-se no âmbito do Dia Nacional da Morna, um evento promovido pelo Ministério da Cultura e que contará com a participação de artistas de diferentes ilhas do arquipélago.

“Este será um encontro de gerações que neste momento estão a interpretar a morna. A nossa ideia é mostrar como é que a morna poderá reunir gerações diferentes num palco, cantando mornas que foram interpretadas pela Cesária Évora, que é a nossa rainha da morna”, disse.

O evento, que iniciará às 19:30, representa, segundo a responsável, uma forma de assinalar o dia de forma diferente, tendo em conta o contributo e o legado deixado por Cesária Évora, que contribuiu para que Cabo Verde fosse conhecido internacionalmente.

“O contributo de Cesária Évora fez com que Cabo Verde fosse conhecido mundialmente. A Cesária Évora praticamente simboliza o segundo nome do nosso país que, através da morna e da sua voz, levou a nossa morabeza, a nossa cultura e os nossos compositores”, afirmou.
Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Cabo Verde não deve competir pelo preço com outros destinos turísticos, avisa CEO da Oásis

Projeto "Volunturismo" movimenta cerca de 30 turistas para São Vicente

Santa Cruz: Autarquia quer transformar município num destino turístico de excelência

Porto Novo recebe investimentos privados nas pescas à volta de 70 mil contos

São Vicente vai acolher missão empresarial alemã com foco nas energias renováveis