São Vicente: Trinta formandos recebem certificados na área de guia de turismo comunitário

Trinta formandos receberam, esta quarta-feira (18), em Mindelo, certificados relativos a uma acção de capacitação na área de guia turístico comunitário. Esta formação, que teve a duração de sete meses, enquadrou-se num projecto de Promoção do Turismo Solidário na ilha de São Vicente.

A ilha de São Vicente passa a contar com mais 30 guias turísticos, saídos de uma formação realizada nos últimos sete meses. A entrega dos certificados aconteceu nesta quarta-feira (18), no acto de encerramento que se realizou na Biblioteca Municipal do Mindelo.

Entre esses formandos estiveram jovens, mulheres chefe de família e desempregados das Vale de Calhau e Madeiral, Lameirão, Mato Inglês, Ribeira Bote, Salamansa, São Pedro.

A formação durou sete meses, num total de 300 horas, tendo sido distribuídas entre 200 horas de aulas teóricas e 100 horas de aulas práticas. O plano curricular foi estruturado em estreita colaboração com o ISCEE e a certificação dos formandos será feita ao seu abrigo.

Esta acção enquadrou-se no projeto Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente. Teve como objetivo ministrar e promover conhecimentos teóricos e práticos de forma transversal e multidisciplinar, capacitando esses formandos para orientar, assessorar e conduzir turistas, informando sobre aspectos socioculturais, ambientais, geográficos, comunitário e outros.

O Projeto “Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente” é financiado pela União Europeia no valor de 476.557,99 € e promovido pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) em colaboração com os associados ProEmpresa, ISCEE, o Programa das Áreas Protegidas de São Vicente e Santa Luzia do Ministério da Agricultura e Ambiente e as Associações Rurais e Comunitárias de São Vicente.

Fonte: A Nação

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”