São Vicente: “Região Tour” organiza caravana para São Nicolau com finalidade de dinamizar região norte – promotores

O grupo criado recentemente em São Vicente “Região Tour” pretende organizar, no próximo dia 4 de Julho, uma caravana constituída por mais de 300 pessoas à ilha de São Nicolau com o objetivo de dinamizar a região norte

Esta comitiva, que vai ser composta por artistas, equipas médicas, equipas de futebol e outros pretende, segundo um dos promotores, Carlos Ribeiro, promover trocas nos “mais diversos aspetos” e, ao mesmo tempo, tornar um final de semana grande “mais produtivo”.

“O objectivo é dinamizar esta região norte para haver mais contactos e criar proximidades entre as pessoas”, salientou a mesma fonte à Imprensa.

Com esta visão, a caravana, que zarpa do Porto Grande no dia 4 de Julho no navio Inter-ilhas, com regresso no dia 7, terá cerca de 300 pessoas, tanto de São Vicente, Santo Antão e mesmo de São Nicolau, residentes nas duas ilhas.

Tudo, conforme Carlos Ribeiro, para criar uma “dinâmica diferente” a nível cultural, desportivo, recreativo e social.

Tanto assim é, que, ajuntou, que já contam com as parcerias da Liga Cabo-verdiana Contra o Câncer (LCCC), da Delegacia de Saúde de São Vicente, da Associação de Diabéticos de São Vicente e da clínica LaboJovem, que realizam duas feiras nos dois concelhos da ilha de São Nicolau.

A nível cultural a caravana terá a participação de elementos dos grupos carnavalescos do Mindelo, como Cruzeiros do Norte e Estrela do Mar, Mandingas e ainda do grupo Salsa com Sabor.

Estes, que pretendem fazer apresentações, também nos dois municípios, contando com a participação de carnavalescos locais e ainda realizar workshops para “transmitir um pouco da sua experiência”.

Consta ainda do programa a realização de dois mini-festivais, no Seminário da Ribeira Brava e na Praia de Tedja (Tarrafal) com a participação de um leque de artistas, entre os quais Anísio Rodrigues (Tud e Bada), Vlu, Gai, Paulo Bloc, Dança Tradicional de São Nicolau, Egídio e banda e do Projeto Carnaval de São Nicolau, que esteve no Atlantic Music Expo, eventos cujos bilhetes estão por 500 escudos, pré-venda e 700 escudos porta.

Já na parte desportiva, esta caravana é a escolhida para fazer a abertura da Taça Independência, que inicia no próximo dia 5 de Julho, além de estarem previstas a realização de torneios de futebol de veteranos com equipas de São Vicente e Santo Antão, torneios de andebol e ainda uma equipa de motorizadas.

No lado social, a Região Tour tem em seus planos a reabilitação da escola básica da localidade de Ribeira Prata, que foi destruída pelo furação Fred em 2015, com ajuda de materiais oferecidos por diversas empresas.

Uma série de atividades programadas que os participantes podem usufruir, segundo a mesma fonte, pagando o montante de sete mil escudos, que inclui viagem de barco, alojamento e alimentação, e três mil escudos para os que têm famílias em São Nicolau.

“O objetivo não é ganhar dinheiro, mas sim promover o intercâmbio. Para se ter uma ideia, a LCCC já tem programado mais de 200 citologias grátis”, exaltou Carlos Ribeiro, que viajou para São Nicolau nesta terça-feira para ultimar os preparativos da viagem.

Depois desta ida à São Nicolau, a Região Tour já está a organizar em sentido contrário uma caravana de pessoas de São Nicolau e São Vicente à Santo Antão, entre 31 de Outubro e 3 de Novembro, e futuramente outro de “maior dimensão” em São Vicente.

Fonte: InforPress

Notícias