São Vicente: Carnaval do Mindelo “desembarca» na Nigéria a convite do Afreximbank

Uma caravana do Carnaval do Mindelo, composta por 67 elementos, desembarcou, na tarde desta terça-feira, em Abuja (Nigéria), onde irá participar, a convite do Afreximbank, nas comemorações do 25º aniversário deste banco africano de importação e exportação.

O convite foi endereçado à Câmara Municipal de São Vicente, segundo disse a vereadora Solange Neves que, por sua vez, envolveu a Liga dos Grupos do Carnaval de São Vicente (Ligoc-SV) que se ocupou dos preparativos, selecção e ensaios para o desfile previsto para Abuja.

Dos 67 elementos que compõem a comitiva, 60 são oriundos dos cinco grupos oficiais do Carnaval de São Vicente – Monte Sossego, Vindos do Oriente, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte e Samba Tropical – segundo a mesma fonte.

O grupo partiu, às 12:00 desta terça-feira, num voo charter São Vicente-Abuja, estando o regresso do mesmo previsto no sábado, 14, à tarde.

Para a Ligoc-SV, trata-se de mais uma iniciativa que espelha o caminho que o Carnaval do Mindelo vem trilhando rumo à sua “potencialização, desenvolvimento e promoção”, como um produto turístico local “de qualidade”.

Este ano, por altura do Carnaval, uma delegação do Afreximbank assistiu ao desfile de terça-feira, em São Vicente, e, naquela ocasião, um porta-voz mostrou-se “encantado” com a “magia e a qualidade” do certame. Virá daí, presume-se, este convite que agora se concretiza, segundo refere a Inforpress.

O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) foi estabelecido em Abuja (Nigéria), em 1993, por governos africanos, investidores privados e instituições financeiras africanas e não-africanas, com o objectivo de, conforme a fonte referida, financiar, promover e expandir o comércio intra-africano e extra-africano.

Fonte: A Semana

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”