São Domingos: Arqueólogos da Universidade de Cambridge fazem escavações em Alcatraz

Um grupo de oito arqueólogos da Universidade Cambridge, Inglaterra, estão desde o dia 2 de dezembro a fazer escavações nas Ruinas da Igreja de Nossa Senhora da Luz, na capitania de Alcatraz, no município de São Domingos.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, adiantando que nos próximos dias a edilidade e o Instituto de Património Cultural (IPC) estarão a apresentar os resultados de mais esta prospeção arqueológica no País.

Alcatraz, atualmente conhecido como Baia de Nossa Senhora da Luz, foi o primeiro sítio onde se edificou a primeira igreja do País e consta, também, ter sido o sitio que serviu para instalação dos primeiros assentamentos humanos, europeu e africano.

Clemente Garcia adianta que a edilidade tem em parceira com o IPC um grande projeto de valorização desse e outros patrimónios históricos do município, com olhos postos na incrementação do turismo em São Domingos, e de forma particular, o turismo religioso.

“Faz parte da história de Cabo Verde, possui uma das igrejas mais antigas do país e da costa ocidental africana. Já temos um projeto com financiamento garantido para sua reabilitação a partir de janeiro. Pensamos edificar um centro interpretativo para preservar toda a sua memória histórica”, explicou o autarca.

Os arqueólogos vão continuar com os trabalhos de prospeção até ao 15 de dezembro.

Fonte: Sapo CV

Notícias