Santa Catarina: Livro “Histórias da História de Santiago” vai ser apresentado quarta-feira em Assomada

O escritor português Nuno Rebocho apresenta quarta-feira em Assomada, Santa Catarina, a sua nova obra literária intitulada “Histórias da História de Santiago”, um trabalho de investigação que aborda factos marcantes da história da Ribeira Grande de Santiago.

A apresentação do livro, que será feita pelo professor José Maria Semedo, com vários estudos e investigação já publicados na área do património da ilha de Santiago, está aprazada para as 16:00, no Centro Cultural Norberto Tavares.

Segundo uma nota enviada à Inforpress, no livro são passados em revista, factos marcantes da história da Ribeira Grande de Santiago, o porquê dos ataques corsários e o seu relacionamento com a crise dinástica em Portugal em 1580 (as lutas do Prior do Crato contra Felipe II) e a dominância do arquipélago crioulo pela Companhia do Grão-Pará e Maranhão.

A obra traz também, dados importantes sobre a Irmandade dos “Homens Pretos” de Nossa Senhora do Rosário e a “visita” a uma das mais antigas tabancas da ilha de Santiago, a Tabanka do Salineiro.

Editor de várias obras de romance, poesia, colectâneas e antologias, livros de crónicas, entre outros, Nuno Rebocho nasceu em Queluz, Portugal, em 1945, com algumas raízes moçambicanas, pelo que cresceu e estudou em Moçambique.

Como jornalista, exerceu actividades na imprensa regional e nacional em Portugal e Cabo Verde, na imprensa especializada e na rádio, foi chefe de serviços da Informação Especial da RDP – Antena 1 e chefe de redacção da RDP – Antena 2 (Rádio Cultura).

O livro “Histórias da História de Santiago”, dado à estampa pela Livraria Pedro Cardoso, foi apresentado em Abril último no Centro Cultural de Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha).

Fonte: InforPress

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”