Primeiro-ministro anuncia proposta da Icelandair para comprar TACV

A companhia aérea islandesa terá, segundo anunciou o primeiro-ministro no debate do Estado da Nação, apresentado uma proposta ao governo para a compra da maioria do capital da companhia aérea nacional

Segundo Ulisses Correia e Silva a Icelandair já formalizou a proposta de compra de 51% do capital da TACV.

O Primeiro-ministro discursava na abertura do debate do Estado da Nação quando abordou a questão dos transportes aéreos. Depois de recordar a situação encontrada quando este governo tomou posse, o Ulisses Correia e Silva garantiu que o seu governo conseguiu "salvar a empresa".

O papel da Icelandair na reestruturação da empresa foi elogiado pelo primeiro-ministro e anunciou que ao "contrário da desinformação posta a circular, Icelandair não abandonou a TACV. Terminou o contrato de gestão, passamos à fase seguinte que é a negociação da privatização. Icelandair já apresentou proposta para a aquisição de 51% da TACV. TACV vai ser privatizada como previsto".

A reacção da oposição não se fez esperar. Janira Hopffer Almada, presidente e líder parlamentar do PAICV, disse que o governo "desmantelou e desvalorizou a empresa para ser depois vendida a preço de banana".

Quanto ao recente problema de falta de aviões para assegurar ligações aéreas para os destinos da TACV, Ulisses Correia e Silva esclareceu que o "desfasamento de tempo entre o fim dos contratos de wetlease que originou o regresso dos dois aparelhos da Icelandair e a chegada de novos aviões não foi por causa de falta de pagamentos e falta de credibilidade da TACV como aconteceu em inícios de 2016. Enquanto que o Boeing arrestado nunca mais regressou e os restantes aparelhos foram comprometidos, deixando a TACV sem aviões, hoje dois Boeings estão a voar, um terceiro deverá chegar em breve e o desenvolvimento do negócio fará a empresa ser dotada de mais aviões".

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”