Preços da oferta turística em Cabo Verde aumenta 1,2% no segundo trimestre

A taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços Turístico (IPT), no segundo trimestre de 2017, em Cabo Verde, aumentou em 1,2% face ao valor registado no trimestre anterior, anunciou quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo dados divulgados pelo INE, a variação trimestral do IPT, observada no primeiro trimestre de 2017, foi de -5,7%, inferior em 6,4% (p.p.) ao valor registado no trimestre anterior (0,7%), reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.

Os dados do INE confirmam também que a classe dos hotéis, dos cafés e restaurantes apresentou uma variação homóloga de 1,2%, 1,2% acima da verificada no trimestre anterior.

A esta variação correspondeu uma contribuição de 1,2% para a variação do IPT total, revela o INE no seu boletim informativo.

A mesma fonte indica que a conjugação do movimento em sentido oposto dos preços das dormidas em hotéis (com uma contribuição 0,9%) e em aldeamentos turísticos (com 0,2%) foi determinante para este aumento, dado que as restantes componentes apresentaram contribuições praticamente nulas.

O peso da classe hotéis, cafés e restaurantes, que representa cerca de 89% do da despesa turística foi determinante para o movimento do indicador.

O nível de preços da classe transportes manteve-se constante em relação ao trimestre homólogo, apurou o INE que confirma também que a taxa de variação no trimestre em análise é de -5,7%, inferior em 6,4% à registada no trimestre anterior em que se situou em 0,7%.

No mesmo trimestre do ano anterior verificara-se, igualmente, uma variação em cadeia (-6,8%) inferior em 15,2% à do primeiro trimestre de 2016.

Estes resultados divulgados pelo INE “são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de alojamento”.

O inquérito concluiu também que a variação do segundo trimestre face ao anterior revela quebras significativas dos preços dos serviços de alojamento, com particular incidência nos prestados por hotéis e hotel apartamento que, pela sua importância relativa na despesa turística, são determinantes para o resultado do IPT total.

Em relação aos serviços de restauração, o estudo diz que se registaram variações marginalmente positivas (0,4%) face ao trimestre anterior quer para os restaurantes quer para cafés, bares e similares.

O estudo indica ainda que os perfis dos índices calculados para todas as ilhas dominaram fortemente o movimento observado no IPT nacional.

A nível regional, registaram-se variações em cadeias trimestrais negativas em todas as ilhas, designadamente Sal (-10,7%), Boa Vista (-2,0%), São Vicente (-1,9%), Santiago (-0,8%) e Santo Antão (-0,3%).

O INE confirma igualmente contribuições positivas registadas para a taxa de variação homóloga trimestral do IPT em todas as Ilhas, excepto para a ilha de Santiago, com uma contribuição ligeiramente negativa (-0,2%).

Fonte: Panapress

Notícias