Porto Novo: Água para agricultura em Ribeira Fria mais barata em breve

O contrato para a montagem do sistema de produção de energia solar no furo vai ser assinado nesta quinta-feira

O projeto vai ser financiado através do programa Poser (Promoção das Oportunidades Sócio-económicas no Meio Rural) que, desde 2014, está a ser implementado em Santo Antão.

Os agricultores em Ribeira Fria, no Porto Novo, em Santo Antão, passam a adquirir, ainda no decorrer deste ano, de água para rega a um custo reduzido, graças ao equipamento do furo local com um sistema fotovoltaico.

O contrato para a montagem do sistema de produção de energia solar no furo vai ser assinado nesta quinta-feira, para alegria dos homens da terra que há muito reclamam dos preços exorbitantes que pagam para ter esse bem.

O projeto vai ser financiado através do programa Poser (Promoção das Oportunidades Sócio-económicas no Meio Rural) que, desde 2014, está a ser implementado em Santo Antão.

Depois da Ribeira Fria, serão equipados com sistemas de produção de água com energia solar os furos de Jorge Luís e de Manuel Lopes, ficando para uma fase seguinte os furos de Poio da Ribeira dos Bodes, Lajedos e o segundo furo executado em Ribeira da Cruz.

No interior do Porto Novo, sete furos existentes em Casa de Meio, Ponte Sul, Ribeira dos Bodes, Ribeira da Cruz, Martiene e Chã de Norte foram já equipados com sistemas fotovoltaicos no quadro dos programas afectos ao MAA e da cooperação descentralizada.

Fonte: A Nação

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”