Novo primeiro-ministro cabo-verdiano esperado em Portugal

O novo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, inicia, quinta-feira, uma visita oficial de cinco dias a Portugal, a primeira ao estrangeiro desde o seu emposse em abril último, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

Segundo uma fonte do seu Gabinete, a perspetiva duma cimeira entre os dois países, um novo programa de cooperação e a revisão da política externa comum são os pontos da agenda da visita de Ulisses Correia e Silva a este país europeu.

"É uma visita que vem na sequência de um convite do primeiro-ministro português, António Costa, tendo em conta a primeira visita deste último fora do espaço da União Europeia a Cabo Verde", disse a fonte.

O ponto alto dum encontro na sexta-feira próxima com o seu homólogo português, António Costa, servirá para rever alguns aspetos da política externa com Portugal.

"Vamos discutir um conjunto de questões importantes, que serão seguramente agendadas na próxima comissão mista [cimeira bilateral] que deverá acontecer em dezembro próximo, mas também questões multilaterais", adiantou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Entre estas questões, ele apontou o reforço da presença de Cabo Verde na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a cooperação, nomeadamente na área da segurança, ou o acesso aos mercados da África Ocidental.

"Temos um conjunto de matérias a serem discutidas com interesse mútuo", acrescentou.

Na agenda da visita estará ainda a marcação da data para a realização da próxima Cimeira Cabo Verde/Portugal, a ter lugar este ano em Cabo Verde, e durante a qual deverá ser assinado um novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC), em negociação neste preciso momento entre as duas partes.

Nesta sua primeira visita oficial a um país estrangeiro, Ulisses Correia e Silva chefia uma delegação composta pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, da Administração Interna, Paulo Rocha, e da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Fonte: Panapress

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”