Navio-escola Sagres atraca pela 30.ª vez no porto do Mindelo

O navio-escola Sagres atraca terça-feira pela 30.ª vez no Mindelo, Cabo Verde, o porto estrangeiro mais visitado pelo navio, a caminho do Brasil onde permanecerá durante a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Segundo a lusa, a navio da República Portuguesa (NRP) Sagres, que largou de Lisboa a 27 de abril para chegar ao Rio de Janeiro por altura do Dia de Portugal, estará atracado no Mindelo entre terça e sexta-feira desta semana, podendo ser visitado pelo público, segundo o anúncio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

Diz a mesma agência, que, depois de no ano passado ter estado em Paris, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai assinalar este ano o Dia de Portugal, da Camões e das Comunidades, no Rio de Janeiro. A deslocação ao Rio de Janeiro cumpre mais uma viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval.

Com 90 metros, o NRP Sagres foi construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937.O navio celebra este ano 80 anos, 55 dos quais com a bandeira de Portugal, desde 1962. A sua principal missão é assegurar a formação dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Assegura também a representação da Marinha Portuguesa e o contacto com os portugueses nos países e portos que visita, contribuindo para a divulgação da cultura e dos produtos portugueses.

Conforme a Lusa, esta será a 30.ª vez que a Sagres visita o Mindelo, o porto estrangeiro mais visitado pelo navio. O navio-escola Sagres é comandado pelo capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves, que conta para esta missão com uma guarnição de 119 militares.

Fonte: A Semana

Notícias