Ministro Abraão Vicente participa no Festival Literário de Macau

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente, vai promover escritores Cabo-verdianos na 6ª edição do “Festival Literário de Macau – Rota das letras”, que arranca neste sábado,4, prolongando-se até o dia a 7 de Março, naquela Cidade Chinesa

Segundo o gabinete do ministro, Abraão Vicente vai liderar a sessão literária sobre “Cabo Verde, País de Escritores”, dedicada aos autores cabo-verdianos, a ser realizada na terça-feira, 7 de Março, no Edifício do Antigo Tribunal, onde fica a atual sede do Festival Literário de Macau.

Ainda neste mesmo dia, está programado a participação do “MCIC” de Cabo Verde na projecção do documentário “Cesária Évora – Nha Sentimento”. A curta metragem é da autoria da realizadora portuguesa Sofia Leite e vai ser dedicada ao nome maior da morna cabo-verdiana. Neste documentário, a realizadora vai revelar quem era essa cantora de origens modestas, que teve orgulho de a acompanhar na sua tournée.

Para o presidente da Associação de Amizade Macau – Cabo Verde, Daniel Pinto, a vinda de Abraão Vicente à “Rota das Letras” é uma oportunidade para a comunidade Cabo-verdiana residente em Macau registar um sentimento pátrio, de orgulho, de honra e de realização.

“Somos um povo cultural, de músicos e de escritores. A nossa agricultura é pobre, mas fazemos das secas um campo de vida através da poesia e de escritores de alto nível. Isso é que a nossa força motriz. E o escritor Abraão Vicente fará um bom trabalho em nome da comunidade, por forma a engrandecer Cabo Verde”, acrescenta Daniel Pinto.

Antes das duas sessões dedicadas a Cabo Verde no dia 7, Abraão Vicente “participará num debate a realizar-se no domingo, 5 de Março, com a presença de convidados do VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, promovida pela “UCCLA”, em parceria com o “Festival Literário de Macau – Rota das Letras”, que temo como tema “Literatura e Viagem ao Encontro da Cidade: Onde me Questiono e me Encontro”.

Nessa 6ª edição do “Festival Literário de Macau - Rota das Letras”, vai ser assinado ainda um protocolo de parceria com o novo “Morabeza – Festival Literário de Cabo Verde”, que terá a sua edição inaugural no último trimestre de 2017, na Cidade da Praia.

Fonte: A Semana

Notícias