Literatura: VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa acontece de 19 a 21 de Abril na UNICV

A oitava edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa acontece de 19 a 21 deste mês, na Universidade de Cabo Verde (UNICV), na Cidade da Praia, tendo como enfoque “A Cidade e a Literatura”.

Depois da Cidade da Praia ter recebido, no mês de Outubro de 2017, a VII edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa com o tema “À Margem da Literatura”, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), responsável pela organização, do evento em colaboração com a Câmara Municipal da Praia, volta a reunir personalidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa na capital do país para mais um debate à volta da literatura.

Segundo o site da UCCLA, esta edição tem como tema principal “A Cidade e a Literatura: conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” e três subtemas, “A Literatura e Cidadania”, “A Literatura e Criatividade” e “A Literatura e a Juventude”.

Este evento, que gira em torno da Língua Portuguesa, contribui para o diálogo e o enriquecimento entre os escritores dos diferentes continentes, segundo a organização.

Para esta edição, já estão confirmadas a presença dos escritores cabo-verdianos Fátima Fernandes, Hermínia Curado, Jorge Tolentino, Judite Nascimento, Manuel Brito Semedo e Nuno Rebocho.

De Angola, são esperados os escritores David Capelenguela e Jacques dos Santos, enquanto António Carlos Cortez e José Carlos Vasconcelos representam Portugal e Tatiana Lévy, o Brasil.

Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Zhang Weimin (Macau), Conceição Queiroz (Moçambique), Olinda Beja (São Tome e Príncipe) e Luís Costa (Timor-Leste), são outras personalidades a fazer parte deste evento literário.

De salientar que as anteriores edições decorreram na cidade de Natal (Brasil), em Luanda (Angola) e na cidade da Praia (Cabo Verde).

Ao longo dessas edições, já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa – incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto, mas também escritoras de diferentes gerações e tradições literárias.

Fonte: InforPress

Notícias

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”

Dia Nacional da Cultura comemorado sob o lema “eu_génio: do legado à ficção”

Governo prevê funcionamento da Universidade Técnica do Atlântico em 2020/2021

Santiago Norte: Municípios juntam-se ao MCIC para homenagear a Morna no Dia Nacional da Cultura e Comunidades