Governo quer transformar Cidade Velha num parque arqueológico e com apoio das Canárias

O Governo quer transformar Cidade Velha - Património da Humanidade, num parque arqueológico, projeto para o qual quer contar com o apoio técnico das Ilhas Canárias, que se mostra disponível para colaborar na sua implementação.

É neste sentido que se encontra em Cabo Verde uma delegação integrada por representantes de diversas instituições culturais para o reforço da cooperação a nível cultural para ver as formas de uma colaboração mais estreita.

Na tarde hoje, a delegação manteve um primeiro encontro com o ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, e nos próximos dias visitará os monumentos e sítios da Cidade Velha e o campo de concentração do Tarrafal, onde também executivo cabo-verdiano quer o apoio das Canárias para apresentação da sua candidatura a património da humanidade.

“A ideia é primeiro qualificar Cidade Velha como uma espécie de parque arqueológico à semelhança do que existe em Canárias e termos assessoria técnica necessária para o processo de classificação do campo de concentração á património da humanidade” precisou o governante.

Depois de um primeiro encontro com o ministro cabo-verdianos, o porta-voz da delegação, Oswaldo Guerra, do Cabildo de Gran Canaria, disse as Canárias têm “muita experiência” ao nível da montagem de parques arqueológicos que poderia transmitir a Cabo Verde.

Por outro lado, destacou a importância dessa visita, salientando o facto de as Canarias estarem neste momento, também, a preparar a candidatura de um espaço na ilha da Gran Canaria a património da humanidade.

“Viemos aqui com vontade de conhecer os vossos sítios culturais patrimoniais. Só assim podemos saber em que medida podemos modestamente dar a nossa assessoria. Nós temos muitas instalações de património histórico e inclusive estamos a preparar uma candidatura de um local na ilha de Gran Canaria. Penso que é interessante dizer que podemos chegar uma cooperação estreita no futuro imediato”, disse.

Para além do representante do Cabildo de Gran Canaria, a delegação integra a diretora do Parque Arqueológico de Cueva Pintada e um representante da Casa África ou Ministério dos Negócios Estrangeiros da Espanha.

Nesta quarta-feira, a delegação, acompanhada dos membros do Instituto de Patrimónios Culturais (IPC), vai estar na Cidade da Velha para visitar os monumentos, seguido de deslocações às instituições do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas.

Fonte: InforPress

Notícias