Governo de Piemonte oferece unidade de produção de ração aos produtores do Planalto Norte de Santo Antão

O governo de Piemonte tem sido um excelente parceiro dos produtores de queijo tradicional do Planalto Norte do Porto Novo.

Os equipamentos, oferta do governo da região de Piemonte, Itália, se encontram já há algum em Santo Antão, mas os produtores de queijo do Planalto Norte estão em dificuldades para encontrar um espaço, na cidade do Porto Novo, onde possam instalar essa unidade.

Irineu da Luz, representante dos produtores de queijo do Planalto Norte, disse que a cidade do Porto Novo é, para já, o sítio mais indicado para a instalação dessa unidade, já que o Planalto Norte ainda não dispõe das condições, sobretudo a nível de energia eléctrica.

Por isso, espera conseguir junto dos responsáveis municipais e da delegação do Ministério da Agricultura (MAA) as parcerias necessárias para a efectivação do projecto muito aguardado pelos produtores de queijo e pelos criadores de uma forma geral.

Irineu da Luz já pediu encontros com a Câmara Municipal do Porto Novo e com os serviços do MAA com vista a conseguir o apoio para a concretização do projecto que, além do Planalto Norte, beneficiará também criadores de gado de outras localidades do concelho.

O governo de Piemonte tem sido um excelente parceiro dos produtores de queijo tradicional do Planalto Norte do Porto Novo.No quadro da cooperação existente desde 2002, os criadores de gado do Planalto Norte têm beneficiado de vários projectos, sobretudo a nível de formação e melhoria das condições de produção do queijo, que, nos últimos anos, tem marcado presença na feira internacional do gosto de Turim, em Itália.

Fonte: A Nação

Notícias