Governo assina convenção de estabelecimento com FOISal para produzir tomates orgânicos e outros vegetais

O Governo, através do Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, assinou, esta segunda-feira, 11, uma convenção de estabelecimento com a empresa FOISal (do Grupo Trasacco), através da concessão de uma parcela de terreno situada no norte da ilha do Sal, destinada ao cultivo e exportação de tomates orgânicos e de outros vegetais.

Este investimento total de aproximadamente 140 milhões de Euros prevê a criação de 3.600 empregos, habitação para a maioria deles, exportação de cerca de 150.000 toneladas de tomates por ano, com valor aproximado de 300 milhões de Euros.

Para o Governo, este investimento da FOISal irá contribuir para a diversificação da economia no Sal e em Cabo Verde e ao mesmo tempo fomentar os transportes marítimos, de e para o Sal, com maior equilíbrio entre importações e exportações do país.

De acordo com os promotores da iniciativa, o projeto também se encaixa bem na estratégia de expansão do Grupo Trasacco, em direção a outros locais de produção na CEDEAO. A Transacco consolida novos negócios no mercado europeu e aumenta a exportação. dos seus produtos.

Para o Governo, a escolha de Cabo Verde, através da ilha do Sal, para localizar este projeto baseou-se na estabilidade política, no estado de direito democrático, no ambiente de negócios, na ausência de contaminação agrícola, no clima seco com apenas alguns dias de precipitação, nas temperaturas regulares ao longo do ano permitindo ciclos de produção anual sem necessidade de estufas. Isto sem contar com a direção do vento, infraestrutura portuária, proximidade do mercado europeu e mercado de trabalho disciplinado.

Fonte: A Semana

Notícias