Fundação liderada por Teresa Segredo apoia Cabo Verde na luta contra Covid-19

EMIGRANTES NA HOLANDA MANDAM DONATIVOS HOSPITALARES

Um lote de equipamentos hospitalares será entregue, brevemente, ao Ministério da Saúde, destinado a reforçar a luta contra o novo Coronavírus, Pandemia Mundial que, também, afecta Cabo Verde. Donativo da Fundação dos Amigos do Paúl na Holanda (FAPH), que tem à frente a enfermeira-emigrante Maria Teresa Segredo, a doação já está no Porto da Praia, sendo avaliada em mais de um milhão de euros.

Esta é mais uma remessa, já que, regularmente, a Fundação dirigida por Teresa Segredo tem mandado contentores com donativos diversos, destinados a várias ilhas do Arquipélago – e não só a Santo Antão.

Os donativos, recolhidos junto de oriundos de Santo Antão – com destaque para os emigrantes do Paúl -, amigos e parceiros holandeses na “Terra das Túlipas”, já estão no Porto da Praia, à espera de desalfandegamento.

“Estes donativos vão para o Ministério da Saúde, e são constituídos por camas, colchões e demais materiais hospitalares”, revelou ao A NAÇÃO, presidente da FAPH, para quem, “seguramente, vão ajudar, grandemente, os hospitais”, nesse período de combate à COVID-19.

“O principal problema após a recolha das doações, na Holanda, prende-se com os custos de transporte e enchimento dos contentores, que têm de ser pagos logo a seguir ao processo de arrumação”, realça Segredo, notando que, desta vez, “as diligências de desalfandegamento” estão a cargo do Ministério da Saúde.

 “SOLIDARIEDADE NÃO FAZ QUARENTENA!”

 Teresa Segredo, que tem como “segredo” e lema: “ajudar o semelhante consoante as suas possibilidades”, lembra que “solidariedade não faz quarentena”, pelo que “as actividades da Fundação continuaram durante esse período de COVID-19, continuam e continuarão, normalmente”, nos próximos tempos.

“Duante esta situação de COVID-19, e atendendo à necessidade que o momento exige, tive que redobrar esforços e trabalho, com vista a encontrar e mobilizar novos parceiros para Cabo Verde”, remarca Segredo, notando que “a minha forma de agir, pensar e actuar, em nada alterou ou vai alterar”.

REALIZAÇÃO?

Um dos maiores desafios de Teresa Segredo e da Fundação que lidera “é continuar lutando e mobilizando parcerias” para “o desenvolvimento sustentável, equilibrado e justo” destas ilhas.

“Neste sentido, peço e espero contar sempre com o Governo de Cabo Verde, com vista a ajudar-nos no minoramento dos custos de transporte dos produtos e equipamentos que arrecadamos junto dos amigos e parceiros”, manifesta esta activista-enfermeira, que deixou Cabo Verde, “fisicamente”, há mais de 30 anos.

Qual a sua maior satisfação? “Ver cada Projecto realizado e de pé, ver os sorrisos de amizade e satisfação em cada beneficiário, seja ele criança ou adulto”, responde ao  A NAÇÃO, revelando que “sentirei realizada, quando o sonho de desenvolvimento de Cabo Verde estiver materializado”.

 “SONHADORA-OPTIMISTA”

“Sonhadora-optimista”– como se auto-define ao  A NAÇÃO -, Teresa Segredo acredita “num Cabo Verde desenvolvido, onde haja bem-estar comum e respeito para todos”.

Para tanto, defende que “deve haver, em cada um de nós, um bocadinho do nosso próximo, sentir o anseio do próximo e amar o semelhante”, sem se olhar à sua categoria nem estatuto social.

“Estes pressupostos são a chave-mestra para um mundo melhor, onde todos – e cada um de nós! -devemos dar e repartir o que temos com quem mais precisa”, ressalta.

A Fundação de Teresa Segredo está na origem de várias iniciativas em Cabo Verde, com destaque para donativos para as áreas da Saúde, Infância e Educação, Terceira Idade, Desporto e Ambiente, cuja “marca mais impacatante” é a “pioneira” Fábrica de Transformação de Plásticos em Azulejos, baseda em Penedo de Janela, no Paúl (na Ilha de Santo Antão).

DE SANTO ANTÃO PARA ROTERDÃO

Natural de Santo António das Pombas, no Paúl (Santo Antão) Maria Teresa David Segredo está em Roterdão (Holanda), há mais de três décadas.

Mentora e presidente da Fundação dos Amigos do Paúl na Holanda, enfermeira de profissão, graças à sua acção e conhecimento tem “conseguido vários apoios para o desenvolvimento de Cabo Verde”.

Em reconhecimento ao seu “louvável e meritório trabalho voluntário”, feito em prol de Cabo Verde, Segredo foi condecorada e distinguida, entre outras,  pela Rainha da Holanda (em 2013); Casa Real Holandesa (2014); e nomeada, em 2017, para o Programa “One World – World People”.

Em 2018, Segredo recebe a Medalha de Mérito, concedida pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

 

Fonte:Jornal A Nação

Notícias