Estudo diz que Cabo Verde fez progressos “impressionantes” em matéria de inovação

O estudo é do European Center for Development Policy Management (ECDPM), um centro de pesquisa independente que se ocupa das relações entre Europa e África, com base em Maastricht (Países Baixos)

O relatório da European Center for Development Policy Management (ECDPM), um centro de pesquisa independente que se ocupa das relações entre Europa e África com base em Maastricht (Países Baixos), acaba de ser publicado e apresenta as perspetivas sobre as relações de cooperação EU/África em Investigação e Inovação (I & I). Para esse estudo foram selecionados:  Cabo Verde, Gana e África do Sul.

Segundo avança o NOSi, o estudo agora publicado refere que Cabo Verde tem uma visão forte sobre o uso do capital humano, tecnologia e posição geoestratégica para o desenvolvimento sustentável e fez progressos “impressionantes” no desenvolvimento do seu ambiente de I & I.

O documento realça existirem ainda “muitos obstáculos” a serem superados “antes que essa visão se torne realidade”. O estudo alerta também que “o desafio para Cabo Verde parece ser de sustentabilidade e não de falta de motivação ou oportunidades”.

O mesmo conclui que o espaço de I & I poderá ser mais bem explorado “para apoiar um vizinho de sucesso e com ideias semelhantes, aproveitando o conhecimento, os recursos e as redes da UE”.

Fonte: A Nação

Notícias