Empresas alemãs procuram parceiros cabo-verdianos no sector do turismo e energias renováveis

Sete empresas alemãs vão participar no IV Simpósio germano-cabo-verdiano a nível do turismo e energias renováveis, a ter lugar no dia 05 de Junho, na ilha do Sal, segundo nota de imprensa enviada pela Cabo Verde TradeInvest.

A informação consta de uma nota de imprensa da Câmara de Comércio e a Indústria Luso-Alemã, enviada pela CV TradeInvest, e não do Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), como anteriormente tinha anunciado a Inforpress.

Segundo a mesma fonte, o simpósio, que tem como lema “Eficiência energética e energias renováveis para os sectores do turismo e da indústria em Cabo Verde”, é promovido em parceria com a Direcção-Geral de Energia do Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), a Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV) e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy).

De acordo com a nota da Câmara de Comércio e a Indústria Luso-Alemã, o evento tem como objectivo identificar os potenciais parceiros de negócio cabo-verdianos nesse sector.

“A Câmara de Comércio e a Indústria Luso-Alemã há muito que promove a realização de encontros entre as empresas dos dois países para uma colaboração mais estreita no sector energético”, refere em comunicado o MICE.

O Governo enaltece a importância desse encontro justificando que Cabo Verde depende principalmente de fontes de energia primária, porque a maior parte da energia elétrica é gerada a partir de combustíveis fósseis.

“Os preços elevados de eletricidade, que resultam dos custos de importação de combustíveis fósseis, têm um impacto negativo na competitividade e rentabilidade das actividades turísticas e industriais nas ilhas”, salienta o documento.

No simpósio, estarão presentes oradores cabo-verdianos, profissionais especialistas de empresas nacionais que actuam nesta área.

A Câmara Municipal do Sal, as câmaras de comércio de Sotavento (CCISS) e de Barlavento (CCB), o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e a Electra são outros parceiros deste evento.

O simpósio germano-cabo-verdiano, uma iniciativa “Exportinitiative Energie”, conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia.

Fonte: InforPress

Notícias

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”

Dia Nacional da Cultura comemorado sob o lema “eu_génio: do legado à ficção”

Governo prevê funcionamento da Universidade Técnica do Atlântico em 2020/2021

Santiago Norte: Municípios juntam-se ao MCIC para homenagear a Morna no Dia Nacional da Cultura e Comunidades