China financia com $ 25 milhões projetos de negócios em Cabo Verde

O presidente da Cabo Verde Investimentos (CI) - Agência do Turismo e Investimentos, Júlio Morais, anunciou, terça-feira, na cidade da Praia, que o Fundo de Desenvolvimento China-África (CAD Fund) vai financiar projetos em Cabo Verde no montante mínimo de 25 milhões de dólares.

Júlio Morais deu esta informação à imprensa na sequência de uma sessão de apresentação do CAD Fund que enviou ao arquipélago cabo-verdiano, uma missão, chefiada pelo seu presidente, Chi Jianxin, à procura de oportunidades de negócios no país.

O CAD Fund é um dos principais instrumentos para o fomento de investimento chinês em África, criado pela China em 2007, tendo já investido cerca de três milhões e 200 mil dólares americanos.

Segundo o presidente da CI,  esta é uma grande oportunidade para empresários cabo-verdianos apresentarem seus projetos aos investidores chineses e o turismo, que representa cerca de 20 porcento do PIB do arquipélago, será uma das principais áreas dos negócios.

Acrescentou que empresários cabo-verdianos já conhecem as potencialidades e possibilidades de investimentos chineses em Cabo Verde, mas que precisam de ser profissionalizados para  adaptarem seus projetos ao perfil do fundo.

"Há uma grande necessidade da parte de Cabo Verde e o desafio é adaptar projetos ao perfil do fundo. O setor empresarial cabo-verdiano, sobretudo, tem que se profissionalizar e ser cada vez mais auto-exigente", precisou.

No entanto, ele considera que os homens de negócios cabo-verdianos ainda precisam ultrapassar um dos principais constrangimentos, que é a sua incapacidade financeira, no sentido de fazer o primeiro investimento, elaborar projetos e ter estudos prévios.

"E é preciso ter dinheiro para isso. Pensamos que um dos nossos constrangimentos é isso e vamos falar com o fundo sobre isso também", sustentou.

Júlio Morais, antigo embaixador de Cabo Verde na China, disse acreditar que o fundo vai financiar muitos projetos no arquipélago.

A seu ver, a prova disso é que os responsáveis pelo CAD Fund fizeram coincidir a sua estadia em Cabo Verde com a de David Chow, empresário chinês promotor do complexo turístico no ilhéu de Santa Maria, na Praia, avaliado em 250 milhões de euros.

Para o presidente da CI, esta coincidência é um sinal claro do interesse chinês em investir em Cabo Verde e o CAD Fund e a Legend Development Company, de David Chow, estão em "interações aprofundadas" no sentido de formalizarem uma parceria para investirem em Cabo Verde.

Na sessão, que contou com uma expressiva participação de empresários cabo-verdianos, foi ainda apresentado o Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa, criado em junho de 2013 no valor de mil milhões de dólares.

Fonte: Panapress

Notícias