Cabo Verde e Canárias reforçam cooperação económica e empresarial

O presidente do Governo da região autónoma espanhola das Canárias, Fernando Clavíjo, chega este domingo a Cabo Verde, para uma visita oficial que será marcada pela assinatura de um memorando de entendimento para o reforço das relações bilaterais e da cooperação económica e empresarial entre os dois arquipélagos, apurou a PANA de fonte oficial.

A assinatura do documento vai ser feita na sequência da quarta reunião cimeira entre Cabo Verde e as Canárias, que decorre terça-feira, na cidade da Praia, e será copresidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e por Fernando Clavíjo.

De acordo com fonte do Governo cabo-verdiano, o encontro deverá permitir também consolidar a aliança estratégica entre Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, no quadro do Programa de Cooperação Transnacional (MAC-FEDER), a que os arquipélagos da região da Macaronésia podem concorrer.

Nesta sua deslocação a Cabo Verde, Fernando Clavíjo irá ainda participar na cerimónia de inauguração das operações da companhia de aviação das Canárias Binter em Cabo Verde.

As relações entre Cabo Verde e Canárias remontam a 1999, altura em que foi assinado o Convénio Quadro de Cooperação, tendo desde 2002 sido assinados três Programas Indicativos de Cooperação - PIC (2002/2004, 2005/2007, 2008/2010).

Fonte: Panapress

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”