Boa Vista: Primeiro parque solar da ilha irá triplicar capacidade de distribuição elétrica, garante Governo

Boa Vista terá o primeiro parque solar com uma capacidade de distribuição de cinco megawatts, o que irá triplicar a produção de energias renováveis na ilha, disse hoje o ministro da Indústria, Comércio e Energias, Alexandre Monteiro.

O governante deu estas informações durante visita que efetua a Boa Vista para acompanhar as medidas e atividades de execução do programa nacional de sustentabilidade energética da ilha.

“Já está em curso um processo em fase avaliação das propostas, para o primeiro parque solar, que terá uma capacidade de distribuição elétrica de 5MW solar”, afirmou Alexandre Monteiro anotando que este parque irá triplicar a capacidade de produção de energias renováveis, passando para 7,5 megawatts e será instalado a zona de Fátima, onde se situa o parque eólico da ilha.

O ministro da Indústria, Comércio e Energias, que esteve de manhã na Águas e Energia de Boa Vista (AEB), avançou ainda que se está a tratar de questões para adaptar a empresa, para a reforma do mercado que está em curso com atividades de reparação e distribuição, e ainda a preparar também para gestão do sistema elétrico com alto nível de penetração de energias renováveis.

Adiantou ainda que se irá substituir todas as lâmpadas do sistema atual para o led, que consome menos energia, com mais eficiência e consideradas as melhores para a iluminação pública.

O governante esteve em visita de cortesia a Câmara Municipal da Boa Vista e a empresa Emicela, para fazer as articulações necessárias, desde aspetos relacionados com eficiência energética, desenvolvimento de infra-estruturas, reforma do mercado e o próprio incremento das energias.

Fonte: Sapo CV

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”