Alliance Française do Mindelo acolhe exposição sobre os Noventa anos da Hydrobase da Aéropostale de Calheta de São Martinho

A exposição acontece no pátio das instalações do Alliance Française, com a abertura da conferência “Cabo Verde na rota da Aéropostale”, presidida pelo professor Wlodzimierz Szymaniak.

A escola Alliance Française do Mindelo, em parceria com a Uni-Piaget, acolhe, no próximo dia 21, a exposição os “Noventa anos da Hydrobase da Aéropostale em Calheta de São Martinho”, onde terá lugar também a uma conferência sobre do tema.

De acordo com a UniPiaget, a exposição acontece no pátio das instalações do Alliance Française, com a abertura da conferência “Cabo Verde na rota da Aéropostale”., presidida pelo professor Wlodzimierz Szymaniak.

Na Calheta de São Martinho, município de Ribeira Grande de Santiago, situam-se as ruínas do edifício da mítica companhia aérea francesa, a Aéropostale, local onde o tenente Paulin Paris, 1928, pilotando um Laté, saiu do Senegal e poisou nas águas da baía da Calheta de São Martinho.

Reza a história que a escolha de Cabo Verde como escala visou encurtar a distância entre a Europa e a América do Sul, e que ao optar o arquipélago em detrimento de Dakar, no Senegal, reduziu-se a distância em 130 quilómetros.

Nessa altura, sublinha notas de historiadores, o correio era transportado de hidroavião de Toulouse (França), com escala em S. Louis (Senegal) e chegava à Calheta de S. Martinho (Cabo Verde) onde era colocado a bordo de um antigo barco militar francês rumo ao Recife.

Fonte: A Nação

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”