"África tem um imenso potencial de crescimento do turismo que permanece intacto"

Sal, a ilha onde tudo começou no turismo e na aviação em Cabo Verde, como referiu Júlio Lopes, presidente da Câmara Municipal do Sal, recebe de hoje e até sexta-feira a primeira conferência ministerial sobre turismo e transportes.

"Nenhum setor cresce mais do que o do turismo, a nível mundial". Por isso, frisou o edil salense, "está é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada".

Para Boubacar Djibo, director do gabinete de transporte aéreo da ICAO, destacou que a maioria dos viajantes a nível mundial utiliza os transportes aéreos para se deslocar e que "desses passageiros a maioria são turistas".

Shanzhong Zhu, diretora executivo da Organização Mundial de Turismo, optou por destacar, na sua intervenção inicial, que "assistimos hoje a uma grande expansão do turismo a nível mundial. No ano passado tivemos 2,4 mil milhões de pessoas a viajar pelo mundo e o crescimento em África foi de 7%".

"O aumento do turismo faz crescer as economias, aumenta a riqueza e gera emprego", apontou o diretor executivo da OMT. 

"África tem um imenso potencial de crescimento do turismo que permanece intacto", acrescentou. 

A importância da reunião que hoje começa no Sal é que, como referiu Shanzhong Zhu, "daqui sairão importantes dados para o desenvolvimento do setor turístico em África". 

Júlio Herbert, ministro da integração regional, depois de prestar homenagem às vítimas do acidente da Ethiopian Airlines e do furacão Idai, destacou que está reunião "é um momento de viragem" tanto para o setor do turismo como dos transportes aéreos em África. 

"O turismo e os transportes vivem momentos de particular dinamismo", referiu o ministro. "Todos os países do nosso continente, de uma forma geral tem conhecido desenvolvimentos nestes setores", acrescentou o ministro durante a cerimónia de abertura da reunião. "Esta é uma grande oportunidade para se darem passos fundamentais para o desenvolvimento do turismo", acrescentou Júlio Herbert. 

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”