São Vicente: Vasco Martins lança livro “Cabo Verde Ressonâncias: A Morna, estudos adjutórios”

A obra, dada a estampa pela Livraria Pedro Cardoso, é dedicada à Morna e insere-se no projecto “Cabo Verde Ressonâncias”.

O livro “Cabo Verde Ressonâncias: Vol.1 (A Morna, estudos adjutórios)”, do músico e escritor Vasco Martins, é lançado esta quinta-feira, 27, às 18H00, no Centro Nacional de Artes, Artesanato e Design (CNAD), em São Vicente.

A obra, dada a estampa pela Livraria Pedro Cardoso, é dedicada à Morna e insere-se no projecto “Cabo Verde Ressonâncias” que nasceu como um estudo global e criativo dos sons e música do país, na ideia de que “tudo é independente e o que nos rodeia pode ser objecto de estudo e criatividade”.

Segundo uma nota da LPC, trata-se de uma obra que estuda a morna em todas as suas dimensões. O livro contém fac-símile da “Morna Dengosa para piano”, “Morna/Tango, 1885, partitura integral com variações”, “Partitura global de “Noites Mágicas” – versão para English Horn” e “Orquestra de Cordas”.

De referir que os primeiros estudos musicológicos da música de Cabo Verde de Vasco Martins foram publicados em 1989 no livro “A música tradicional de Cabo Verde 1- a Morna”, editado com o patrocínio da Unesco.

Vasco Martins é músico, compositor e escritor cabo-verdiano residente em São Vicente. Tem escrito 4 livros de poesia e 2 romances. No campo da música tradicional, é de assinalar a composição dos temas do disco “Coraçon Leve” celebrado pela cantora Hermínia.

Compôs a ópera “Crioulo” estreada em Lisboa no CCB. Também, faz “land concerts” como performer de música electronica.

Fonte: A Nação

Notícias