Porto Novo: Produtores do queijo tradicional apostam na afirmação internacional do produto galardoado com “Slow Cheese Award”

Os produtores do queijo tradicional do Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, traçaram como meta para 2018 “consolidar os ganhos” que este produto tem granjeado, desde 2007, a nível internacional, e criar condições para a sua exportação.

Os 30 produtores deste queijo, que se faz artesanalmente, estão reunidos à volta de uma cooperativa, criada em 2005,  que, segundo o seu representante, Irineu da Luz, pretende melhorar ainda mais a qualidade do produto, com vista à sua afirmação a nível internacional e apostar na sua exportação além-fronteiras.

O queijo, feito de leite de cabra cru, recebeu, em 2007, a chancela de património mundial do gosto, atribuída pela Fundação Slow Food e, em Setembro de 2017, em Itália, durante a feira mundial do gosto, voltou a ser premiado, desta feita com a  medalha “Slow Cheese Award”.

Trata-se de um galardão concedido, desde 2011, pela Fundação Slow Food e pelo Governo de Piemonte, ambos em Itália, aos artesãos e pastores que rejeitam atalhos e continuam a produzir os seus produtos respeitando a sua naturalidade, tradições e sabores.

Em 2016, o queijo tradicional do Planalto Norte havia ficado entre os melhores queijos produzidos em África, segundo este responsável, que, além de fortalecer a presença deste produto “entre os melhores do mundo”, espera ainda arrancar, já em Janeiro, a unidade de produção de ração, apoiar os criadores com utensílios e a nível da cobertura veterinária.

A Fundação Slow Food e o governo de Piemonte prometeram continuar a apoiar os produtores do queijo tradicional do Planalto Norte, anunciando, para 2018, mais dois projectos visando melhorar, cada vez mais, a qualidade deste produto.

A instalação de um serviço de tratamento veterinário para diagnóstico e tratamento do efectivo pecuário e o envio de 30 grelhas para a ordenha dos animais são os projectos em carteira para 2018, conforme Irineu da Luz

A câmara do Porto Novo já prometeu, igualmente, continuar a dar “todo o apoio” aos criadores de  gado do Planalto Norte, apostando, sobretudo, na construção de reservatórios de água para apoiar a actividade da pecuária, nessa localidade.

Fonte: InforPress

Notícias