Oportunidades superam barreiras aos negócios nos países africanos lusófonos

As oportunidades de investimento nos países africanos lusófonos superam as barreiras existentes, acreditam empresários portugueses e britânicos com negócios em Angola ou Moçambique que hoje participam na conferência "Negócios em Português", em Londres.

Norman Hay, responsável da Gemcorp Capital, um fundo de investimento em mercado investimentos com interesses em Angola, identificou a falta de recursos e capacidades profissionais como alguns dos desafios que se encontram em África.

Porém, enfatizou, o continente "oferece oportunidades tremendas" em termos de crescimento populacional e a falta de  infraestruturas e falta de investimento na produção e processamento de comida têm um grande potencial de desenvolvimento e retorno económico.

Também João Castello Branco, presidente executivo da Semapa, holding que detém a produtora de papel Navigator (antiga Portucel/Soporcel) e a cimenteira Semapa, acrescentou aos problemas mencionados por Hay a burocracia e a falta de legislação.

Todavia, para a Navigator, Moçambique em particular representa atualmente o seu maior projeto internacional e um dos principais projetos: a empresa possui a licença de utilização de 356 mil hectares para plantar eucaliptos nas províncias de Manica e Zambézia.

Além da grande área de plantação, a riqueza do solo e o ambiente quente naquele país permitem que a árvore usada para a produção de pasta de papel cresça mais rapidamente do que em Portugal.

A Navigator prevê investir 35 milhões de euros por ano para plantar eucaliptos a um ritmo anual de 10 mil hectares, prevendo-se um investimento total de 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros).

Mas Moçambique possui outra vantagem para a Navigator, a localização geográfica junto à Ásia, sublinhou Castello Branco, revelando que o projeto para o país inclui a construção até 2023 de uma fábrica para produzir 1,5 milhões de toneladas de pasta de papel para vender à China.

A Conferência "Negócios em Português", organizada pela Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido, decorre hoje nas instalações da agência de notícias Bloomberg e pretende promover oportunidades comerciais e de investimento nos mercados emergentes em crescimento em países lusófonos, em particular em Angola, Moçambique e Brasil.

Entre os participantes estão também Gonçalo Moura Martins, presidente-executivo da Mota Engil, Filipe Batista, presidente-executivo da ARCTEL - CPLP, Daniel Santos, presidente-executivo do Banco Millennium Atlantico (Angola).
Fonte: Lusa

Notícias