Exportação: Cabo Verde TradeInvest vai criar directório de empresas e prestadores de serviços

A Cabo Verde TradeInvest está a trabalhar na criação de um directório de empresas e prestadores de serviços, com o objectivo de divulgar o mercado nacional de uma forma rápida e célere junto dos investidores e exportadores.

A informação foi avançada hoje pela presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Barbier, durante o workshop sobre exportação para o mercado dos Estados Unidos América (EUA), no âmbito do programa AGOA, a decorrer na Cidade da Praia, com o objectivo proporcionar mais acesso às informações sobre o programa.

Ana Barbier adiantou que a Cabo Verde Trade Invest, dentro da sua missão , tem estado a trabalhar juntamente com as instituições e os operadores económicos, contribuindo para que o país possa concretizar e dinamizar a sua exportação para os EUA, aproveitando os benefícios e as facilidades do AGOA.

Neste sentido, adiantou que durante o ano de 2018 várias actividades estão previstas, nomeadamente o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de exportação, através do programa de capacitação para exportadores e potenciais exportadores, formação sobre acesso às finanças, documentação comercial, negociações comerciais e a participação em eventos internacionais.

Uma aposta forte e continuada vai ser na questão da formação e capacitação, de acordo com a responsável.

“Melhorar a competitividade da exportação cabo-verdiana, preparar o manual para exportação de Cabo Verde, promover a exportação ajudando também as empresas cabo-verdianas a desenvolverem os seus negócios regionais e internacional são os nossos propósitos”, disse a PCA da Cabo Verde Trade Invest, que aponta como essencial também a questão da publicitação das empresas

Na agenda para este ano está também a realização de um festival internacional de aguardente e bebidas espirituosas de Cabo Verde, como forma de promover o grogue e o rum de Cabo Verde.

Ana Barbier referiu-se também à implementação do Centro Internacional de Negócios que já está regulamentado e operacionalizado.

Este centro, conforme indicou, vai passar a conceder benefícios fiscais competitivos para os diversos sectores, como a indústria, o comércio e serviços, criando uma nova dinâmica para a exportação de bens e serviços made in Cabo Verde, contribuindo assim para a implementação e a promoção de Cabo Verde como plataforma regional de exportação para os EUA, para o continente africano e para o mundo.

O AGOA, segundo aquela responsável tem sido a base das relações comerciais entre o EUA e o continente Africano no âmbito do comércio de investimentos. Através do AGOA, cerca de 6400 produtos podem ser exportados para os EUA sem pagamento de direitos de importação.

O programa, cuja implementação arrancou há 18 anos, vai prolongar-se até 2025.

O encontro de hoje é apoiado pela USAID/West África Trade & Investiment Hub, e dele se espera resultados que contribuam para aprimorar os conhecimentos do processo de exportação no país para os Estados da América através do AGOA.

O evento conta com a presença do especial Kara Diallo da USAID/West África Trade & Investiment Hub.

Fonte: InforPress

Notícias