Cabo Verde presente na conferência da ONU sobre clima

Uma delegação cabo-verdiana participa numa conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima (COP22), que decorre desde dia 7 até a 18 de novembro, em Marraquexe (Marrocos), apurou a PANA esta quarta-feira na cidade da Praia, de fonte segura.

Em nota de imprensa, o Governo aponta que a delegação cabo-verdiana, que integra os ministros da Economia e Emprego, e da Agricultura e Ambiente, José da Silva Gonçalves e Gilberto Correia Carvalho Silva, respetivamente, vai “marcar posições defendidas" pelo país e compromissos futuros relacionados com o ecossistema nacional.

O ministro da Economia e Emprego irá participar em várias reuniões de alto nível, nomeadamente um encontro com ministros do Turismo e responsáveis ligados ao Mar de alguns países africanos, onde intervirá para expor ideias de Cabo Verde em relação à proteção ao clima.

Nesta conferência, os países participantes pretendem definir as regras para aplicação do acordo de Paris, adotado no final de 2015, assinado por 192 países e ratificado por 100, dos quais os Estados Unidos, a China e a Índia.

O documento em vigor desde a última sexta-feira, tem como objetivo limitar o aumento da temperatura global abaixo de dois graus celsius (2º C), tendo como base os índices pré-industriais, e procurar ainda manter o nível de 1,5º C.

No encontro de Marraquexe, onde estão presentes cerca de 15 mil participantes, negociadores devem entender-se sobre uma série de processos que permitam colocar em prática esse acordo e anunciar um plano para arrecadar, pelo menos, 100 bilhões de dólares americanos por ano, para ajudar os países em desenvolvimento na adoção de projetos e ações para combater a mudança climática.

Fonte: Panapress

Notícias