Subsecretária-geral da ONU enaltece “história de sucesso” de Cabo Verde em matéria de desenvolvimento

A subsecretária-geral das Organizações das Nações Unidas, Fekitamoeloa Katoa, que se encontra em Cabo Verde para participar do IV fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, enalteceu hoje “história de sucesso de Cabo Verde” em matéria de desenvolvimento

Fekitamoeloa Katoa que é também representante do Escritório das Nações Unidas para os Pequenos Estados Insulares, falava aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
“Cabo Verde é um pequeno Estado insular africano e tem um bom percurso histórico em termos de desenvolvimento”, disse indicando que o encontro foi também oportunidade para falar mais com o chefe do Governo cabo-verdiano sobre o trabalho que o escritório tem feito em prol dos pequenos Estados Insulares em África.
No que se refere ao fórum, disse que é momento para se discutir como é que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS) serão aplicados a nível local, tendo em vista um desenvolvimento sustentado.
“O grande objetivo é não deixar ninguém para trás na aplicabilidade desses grandes objetivos e, portanto, durante esses dias vamos discutir como é que isso vai ser na prática”, indicou.
Fekitamoeloa Katoa, que fará uma comunicação hoje na abertura do fórum, sublinhou que o grande benefício dos participantes desse fórum é a troca de experiências e o aproveitamento das práticas de sucessos para sua replicação nós países em fase menos avançada.
O IV Fórum Mundial DEL arranca na tarde hoje e prolonga-se até dia 20 tendo como palco o Estádio Nacional, na Cidade da Praia.
Tendo como tema central “Desenvolvimento Económico Local (DEL) como meio para alcançar igualdade e equidade e coesão no quadro da localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS)”, visa promover o diálogo, partilhar experiências e estimular parcerias para as ações concretas em matéria de desenvolvimento económico e local.
O evento contará com mais de 190 oradores para cerca de 50 sessões (sessão plenária, diálogos políticos, painel interativo, sessão de aprendizagem) onde vão ser debatidos temas ligados ao desenvolvimento económico local, no quadro dos ODS.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias