Santo Antão: Empreendimentos turísticos financiados pela Rota das Aldeias Rurais começam a ganhar corpo no Porto Novo

Alguns empreendimentos turísticos no Porto Novo, Santo Antão, financiados no âmbito do projecto Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão, estão já numa fase adiantada de construção, devendo começar a operar, dentro de pouco tempo, segundo os operadores.

Topo de Coroa House, Terras do Planalto, Esplanada “Ti Gusto” e Casa de Ladeira são os empreendimentos que estão já em fase avançada de execução no Planalto Norte e Tarrafal de Monte Trigo, financiados através da Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão, projecto co-financiado em 60%, a fundo perdido, pelo Governo, através do Fundo de Turismo.

No total, são dez empreendimentos financiados no quadro deste projecto no município do Porto Novo, que vão permitir aumentar a capacidade de alojamento e diversificar a oferta turística neste concelho santantonense.

O projecto Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão, que abrange todos os municípios desta ilha, onde estão a ser construídos e melhorados mais de 30 empreendimentos, é financiado em cerca de 56 mil contos.

No caso do Porto Novo, a edilidade garante que foram desbloqueados, até ao momento, 12 mil contos de um total de 17 mil contos destinados a este município.

O projecto, executado pela Associação dos Municípios de Santo Antão, com acompanhamento técnico das câmaras municipais, tem como objectivo qualificar a oferta turística nesta ilha que, além da agricultura, aposta ainda no turismo para “alavancar” o seu desenvolvimento.

Conforme a Associação dos Municípios de Santo Antão, os projectos estão a decorrer “a bom ritmo”, em toda a ilha, tendo sido já investidos cerca de 32 mil contos, verba correspondente a 60 por cento do financiamento global deste programa.

Para as autoridades municipais, este programa, iniciado em Abril, expressa “o compromisso real e efectivo” do Governo de Cabo Verde com o turismo em Santo Antão, ilha que, em 2017, recebeu mais de 26 mil turistas, registando um crescimento de 23,8% em relação a 2016.

Fonte: InforPress

Notícias