Cabo Verde participa na 27ª Cimeira África-França

Cabo Verde participa na 27ª cimeira África-França, que decorre de 13 a 14 deste mês, em Bamako (Mali), com uma delegação chefiada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e do Desporto, Fernando Elísio Freire, ontem, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo dá conta de que, durante esse encontro de dois dias, serão analisadas e discutidas as formas que visam melhorar e acompanhar a emergência africana em termos da educação, formação, investimentos e apoios para o desenvolvimento.

A cimeira vai ser também ocasião para uma reflexão global sobre os novos desafios ligados à paz e à segurança, preocupações saídas da cimeira de 2013.

“O intercâmbio de chefes de Estado e de Governo, que irá decorrer à porta fechada, irá centrar-se nas questões políticas, económicas e de desenvolvimento, desafios e ameaças à paz,  economia e emergência para um crescimento criativo de empregos”, adianta a nota.

Segundo a organização, os objetivos gerais desta cimeira não só apontam para uma reflexão global dos novos desafios à paz e à segurança, como também visa discutir formas de melhor acompanhar a emergência africana nos domínios da educação, formação, investimentos e apoios para o desenvolvimento económico.

“Hoje, África e França estão comprometidas com a dinâmica positiva, marcada pelo diálogo, pela abertura e pelos tempos fortes (Mali, Sahel, RCA). Porém, esta imagem deverá constituir uma reflexão central na cimeira de Bamako”, refere a mesma fonte.

Como resultado desta Cimeira, conta-se com a contribuição dos participantes, no sentido de reforçar a cooperação entre os países africanos e a França, particularmente nos assuntos relacionados com a paz, a segurança, o desenvolvimento e a cooperação económica.

Fonte: Panapress

Notícias