Cabo Verde inaugura Laboratório de Comunicação Social e Jornalismo

Um Laboratório em Comunicação Social e Jornalismo foi inaugurado, quarta-feira, para cdar apoio aos cursos de especialização de curta duração, com abordagens específicas em jornalismo de investigação, produção multimédia, entre outros, apurou a PANA de fonte segura.
No final da cerimónia da inauguração do laboratório, fruto de uma parceria entre a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Direção-Geral da Comunicação Social (DGCS),, o ministro da Presidência do Conselho de Ministroa, Démis Lobo Almeida, anunciou que Cabo Verde passa a  ter um centro de excelência de formação em jornalismo, e de referência para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)  e da Comunidade Económica de Desenvolvimento os Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Démis Lobo, que tutela a pasta da Comunicação Social, assegurou que o projeto de criação doesta infraestrutura, avaliada em 114 mil dólares, já foi aprovado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura) e vai permitir a montagem de estúdios de televisão, rádio, e formações para académicos e professores da área da comunicação social e afins no país.
“Para além destes projetos, a UNESCO vai disponibilizar também profissionais especialistas no setor para ajudar na montagem deste centro”, acrescentou governante, salientando que o objetivo é apostar fortemente na internacionalização da formação superior.
Acrescentou que, para além do laboratório, agora inaugurado, e do centro de excelência de formação em jornalismo, o projeto prevê também a criação de um serviço de documentação e arquivos para o setor, e o lançamento de três cursos de especialização na área da comunicação social.
Realçou que o Governo de que faz parte e que cessa funções nos próximos dias para dar lugar a um novo formado pelo Movimento para a Democracia (MpD), vencedor das eleições de 20 de março corrente, tem feito uma grande aposta na formação e especialização no setor da comunicação social.
Já a reitora da Uni-CV, Judite Nascimento, defendeu que este laboratório “vai revolucionar” o curso de jornalismo e da comunicação e multimédia da instituição, permitindo aos alunos terem acesso aos equipamentos, e garantir a consolidação dos conhecimentos práticos na própria universidade.
Judite Nascimento destacou que a infraestrutura é destinada aos estudantes da Uni-CV, mas que poderá ser utilizada por outras instituições no quadro de parcerias para a realização de seminários ou outras atividades de extensão que possam ser desenvolvidas no âmbito do curso de jornalismo, comunicação e multimédia na cidade da Praia e em São Vicente.
Adiantou que a instituição em São Vicente já dispõe de alguns equipamentos, mas ainda está a procura de mais financiamentos e apoios para conclusão do projecto na ilha, sublinhando que a Uni-CV tem trabalhado no sentido de criar condições práticas para todos os cursos.
Em relação ao centro de excelência de formação em jornalismo, ela disse que a ideia é ter uma formação de excelência neste domínio para permitir aos profissionais, que já estão no mercado, fazerem a sua formação avançada na Universidade de Cabo Verde.

Notícias