Cabo Verde está a trabalhar “muito bem” para assumir a presidência da Comissão da CEDEAO em 2018 – vice-presidente

O vice-presidente do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) assegurou hoje que o país está a fazer “um bom trabalho” diplomático para assumir a presidência da Comissão em 2018.

A garantia foi dada hoje, na Cidade da Praia, por Orlando Dias, que é também deputado nacional do MpD, após ser recebido em audiência pelo Presidente da República, Jorge Caros Fonseca, em que se falou sobre a integração de Cabo Verde no espaço da CEDEAO e a diáspora cabo-verdiana em África.

“Nos últimos anos, Cabo Verde tem dado bons sinais, e neste momento está-se a fazer um bom trabalho diplomático para que Cabo Verde possa assumir a presidência da Comissão da CEDEAO em 2018”, disse defendendo que para isso será necessário o reforço da integração social, política e económica, e que o arquipélago assuma as suas responsabilidades na plenitude.

Orlando Dias, que neste momento ocupa o cargo de vice-presidente do parlamento da CEDEAO, assegurou que há grande possibilidade de Cabo Verde presidir a comissão no próximo ano, que no seu entender, o arquipélago terá mais protagonismo, terá vantagens sobretudo a nível dos projectos e programas que a comissão pode oferecer ao país.

Segundo avançou o deputado, o Governo, o Presidente da República e da Assembleia Nacional e mostraram-se disponível em colaboração para que essa integração seja efectiva.

Por outro lado, afirmou que durante o encontro tiveram também a oportunidade de falar e discutir sobre a comunidade cabo-verdiana radicado nos países africanos.

Na ocasião advogou que a comunidade em São Tomé e Príncipe requer uma atenção especial por parte das autoridades, e há necessidade de reforço das relações de cooperação com o Governo Santomense, de Angola, Guine Bissau, mas também do Senegal e Moçambique, que no seu entender são países onde a comunidade cabo-verdiana é expressiva.

Fonte: InforPress

Notícias