Cabo Verde e China alargam cooperação no setor das TIC

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) de Cabo Verde e a Huawei Technologies, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações chinesa, fortalecem a cooperação no domínio das Tecnologias de Informação e das Comunicações (TIC) entre os dois países.

Para o efeito, foi assinado, esta segunda-feira, na cidade da Praia, um memorando de entendimento entre as duas partes, na presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Sila, e do embaixador chinês, Du Xiaocong, de acordo com a fonte.

Segundo uma fonte do Governo cabo-verdiano, com o ato da assinatura deste memorando, Cabo Verdfe e a China pretendem também desenvolver conjuntamente o mercado e a clientela das novas TIC, bem como estabelecer uma parceria estratégia em matéria de desenvolvimento do mercado de governação electrónica.

O acordo de cooperação irá permitir ainda desenvolver e implantar soluções de Governação Eletrónica End-to-End, nos domínios da educação, da saúde e segurança social, da governação local, da gestão de terras, da desmaterialização de registos, da identificação e autenticação de pessoas e documentos entre outras atividades públicas.

Fonte: Panapress

Notícias