São Lourenço dos Órgãos: Comunidade de Pico de Antónia quer “manter vivo” o tradicional almoço de Cinzas

A comunidade de Pico de Antónia em parceria com a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos promove hoje o tradicional almoço de Cinzas, com o intuito de manter viva esta manifestação cultural da ilha de Santiago.

Em declarações, o presidente da câmara municipal, Carlos Vasconcelos disse que a edilidade em parceria com a população vem “revitalizando” esta manifestação cultural da ilha de Santiago, com a realização todos os anos de uma feira de Cinzas a condizer com o tradicional almoço que a cada ano é levada a uma localidade do concelho.

De acordo com o autarca, além do tradicional almoço que reúne pessoas de várias localidades do concelho e não só, terão ainda actividades culturais e desportivas.

Numa mesa “farta” predomina um prato à base de xerém, coco, feijão, em forma de “trutxida”, peixe seco, cozido entre outros e cuscuz com mel como sobremesa.

No dia de Cinzas, segundo os religiosos, a igreja recomenda não só a abstinência de carne como também jejum.

Entretanto, em Cabo Verde mormente no interior da ilha de Santiago, muitas pessoas se deixam levar pela tradição cultural e as residências são recheadas de pratos tradicionais.

Entretanto, a reportagem da Inforpress apurou que os ingredientes para a preparação do tradicional almoço de Cinzas estão este ano a um preço mais elevado em relação ao ano anterior.É que o período de cinzas constitui também uma excelente oportunidade de negócio que envolve operadores ligados tanto à agricultura como à pesca.

Essa constatação era notória ao se visitar a feira de cinzas realizada à laia de todos os anos em São Jorge dos Órgãos, onde se encontravam expostos em grande quantidade para comercialização, todos os produtos necessários para a confeção do tradicional almoço de cinzas.

Fonte: InforPress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos