Governo e oposição concertam posições em matérias estruturantes para Cabo Verde

O Governo cabo-verdiano e o maior partido da oposição  acordaram, sábado, em realizar encontros trimestrais para concertar posições em matérias consideradas estruturantes para o país.

Nesses encontros serão discutidas matérias que têm de ser aprovadas por maioria de dois terços dos deputados no Parlamento, nomeadamente, a revisão constitucional, a regionalização, o código eleitoral, entre outras matérias estruturantes a nível do Estado.

A decisão foi tomada num encontro entre o  primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia, e Silva, e a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada.

No final da reunião, Janira Almada disse aos jornalistas ter proposto ao chefe do Governo a inclusão na agenda dos encontros trimestrais outras matérias como a questão do municipalismo, da segurança e da justiça em que existe interesse por um diálogo regular.

"Os níveis de criminalidade aumentaram e as pessoas estão a sentir-se inseguras e pode afetar também o turismo", que representa mais de 20 porcento da riqueza produzida no país, apontou a líder do PAICV.

Na sua perspetiva, neste momento, já não é possível esconder o aumento dos níveis de criminalidade "mesmo que não se divulgue na televisão e que não seja noticiado”.

A líder do principal partido da oposição revelou que no encontro foram ainda abordados outros assuntos como a isenção de vistos para cidadãos da União Europeia (UE), medida que deverá entrar em vigor em janeiro próximo, e em relação à qual o PAICV tem manifestado sérias reservas sobre a sua oportunidade.

Também o primeiro-ministro, que tem sido acusado por Janira Hopffer Almada de não ir ao Parlamento prestar contas aos deputados deu conta via Facebook do acordo a que chegou com a líder do PAICV.

Fonte: Panapress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras