São Nicolau: Lançamento do projecto “Caminhar” pretende promover ilha enquanto destino turístico de caminhadas

O projeto “Caminhar” foi apresentado esta terça-feira, no parque Monte Gordo, trazendo o levantamento das rotas que vão constituir o produto turístico de trekking em São Nicolau.

O projeto foi apresentado pela SN Turismo, na qualidade de promotora do turismo em São Nicolau e seu presidente Arnaldo Felisberto apresentou em linhas gerais o que será este produto turístico de natureza característico da ilha.

De acordo com o responsável, a ideia deste projeto foi fazer um levantamento cartográfico digital e finalização física de rotas pedestres, com novos caminhos complementares, que ligam a rota “mãe” aos dois municípios, através das duas das 7 Maravilhas de São Nicolau (Carbeirinho e Monte Gordo).

Segundo a mesma fonte, inicialmente a rota era de 25 km, mas a proposta foi ampliada para 266 km para que o turista “amante do trekking” possa valorizar o património não só natural, mas histórico e cultural.

Este projeto funciona de modo integrado envolvendo a comunidade e, para o seu sucesso, é necessário desenvolver algumas ações, designadamente, formações na área de artesanato, preparação de guias práticas de trekking, alimentação e alojamento, marketing digital, bem como ter ligações regulares marítimas e aéreas.

A presença em feiras internacionais foi também defendida como um ponto fundamental para o sucesso, promoção e divulgação do turismo de natureza em São Nicolau.

O projeto “Caminhar” custa em torno de 20 mil contos, cerca de 11 mil contos foram assumidos pelo Ministério do Turismo, através do Fundo do Turismo e Cooperação Luxemburguesa.

A sua conclusão será apresentada em Novembro deste ano com a divulgação do site determinando as rotas dos trilhos, durante a 2ª edição do Meet up Trekking.

A apresentação do projeto contou com as presenças do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e presidentes das duas câmaras locais.

Fonte: Sapo CV

Notícias